Giro nos Estados

Governo do ES debate elaboração de política pública para inclusão digital dos municípios capixabas

No dia 31 de maio será realizada a II Agenda Capixaba de Inclusão Digital, evento onde o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (SECTTI), irá debater e coletar informações técnicas, junto com todos os municípios do Espírito Santo, para a elaboração conjunta de uma política pública para a inclusão digital. A Agenda será no auditório do Edifício América Centro Empresarial, localizado na Avenida Fernando Ferrari, n º 1080, Mata da Praia, em Vitória, a partir das 8h.

Composto por palestras, mesa redonda e oficinas, o evento é direcionado para gerentes de telecentros, professores de informática das prefeituras, gestores públicos e profissionais do setor. Objetiva, acima de tudo, alinhar os conceitos sobre os quais se estruturarão o projeto de inclusão digital nas cidades capixabas.
“Queremos, sobretudo, levar para as cidades do interior um plano de ação capaz de proporcionar formação tecnológica. Aprender a usar as tecnologias é muito importante para facilitar as oportunidades”, afirma o secretário Jadir Péla.

A programação foi construída em parceria com a Prefeitura de Vitória e o Instituto de Tecnologia e Inovação Luzia Holz. Dentre os participantes destacam-se a secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto, a diretora do Coletivo Digital, Beatriz Tibiraçá, além de representantes de instituições como a Companhia de Desenvolvimento de Vitória, Prodest, Incaper, Ifes, Ufes, Fapes e Marca Ambiental. Na abertura, os participantes serão recebidos pelo vice-governador Givaldo Vieira e o secretário Jadir Péla.

Alguns temas serão abordados estrategicamente, visando à construção de um plano político. O panorama da Inclusão Digital no Brasil e no Espírito Santo será o tema abordado pela secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto. Inclusão digital no meio rural, sustentabilidade e inclusão digital, exemplos de iniciativas, geração de conteúdo e lixo digital são outros temas da abordagem. Ao final da Agenda, será montado o relatório que vai mapear as ações do Governo nesta área.

Para participar, os interessados devem fazer sua inscrição pelo site www.sectti.es.gov.br

Fonte: SECTTI-ES

Próximos Eventos