+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Governo do Ceará oferecerá curso de mestrado profissional em parceria com o ITA

Servidores e empregados públicos do Governo do Estado terão oportunidade de participar do curso de Mestrado Profissional em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (MP-Safety). O lançamento será na próxima quinta-feira, dia 3, às 14 horas, no Palácio da Abolição, com a presença do governador Camilo Santana e dos reitores do ITA, professor Fernando Toshinori Sakane, e da UFC, Henry Campos.

Estarão presentes também os secretários Hugo Figueirêdo, do Planejamento e Gestão, e Inácio Arruda, da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, o coordenador do MP-Safety ITA, Professor Donizeti de Andrade, e o presidente da Fundação de Desenvolvimento de Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais, professor Alfredo Gontijo de Oliveira.

Poderão participar profissionais com curso completo de ensino superior que atuem ou pretendam atuar no setor de aviação, almejando sistematizar e ampliar seus conhecimentos relacionados à Segurança de Aviação, à Aeronavegabilidade Continuada, Tecnologia da Informação e Energia Renováveis, em nível de Mestrado Profissional.Após o lançamento, o professor Donizeti de Andrade ministrará palestra sobre “Segurança Operacional de Vôo: dos primórdios do século XX aos dias de hoje – Oferta do Curso de Mestrado Profissional em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada do ITA em Fortaleza”. A palestra será as 17 horas no Auditório Cândido Pamplona, no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Pici.

As inscrições para curso de mestrado MP-Safety serão realizadas mediante o preenchimento de formulário específico até o dia 22 de janeiro. Para a realização dos exames de seleção foram disponibilizadas três datas: 13 de dezembro de 2015, 9 de janeiro de 2016 e 24 de janeiro de 2016. O local dos exames será o Prédio da Secretaria do Centro de Tecnologia, Bloco 710, no Campus da UFC no Pici.

O MP-Safety está dividido em três fases. A primeira, com oferta de disciplinas obrigatórias e optativas, será de 13 de fevereiro de 2016 a 27 de outubro de 2017. A segunda, referente ao estágio profissional em São José dos Campos, acontecerá entre os dias 6 e 10 de novembro de 2017. A terceira e última, incluindo desenvolvimento, Exame de Qualificação e Exame de Defesa da Dissertação de Mestrado, está programada para o período de 13 de fevereiro de 2016 a 31 de janeiro de 2019.

O curso terá como local o Centro de Tecnologia, Bloco 710, no Campus da UFC no Pici, e consta de conhecimentos em cinco linhas de pesquisa: Engenharia Aeronáutica e Segurança de Sistemas Aeronáuticos,  Sistemas de Gestão de Segurança de Aviação, Fatores Humanos em Aviação, Controle do Espaço Aéreo e Engenharia de Ensaios em Vôo.

Dentro os objetivos estão a formação de profissionais em nível de mestrado profissional para atuarem em áreas diretamente ligadas à Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada e fomentar o estudo e o desenvolvimento de técnicas para o estabelecimento de tecnologias adequadas à realidade brasileira, através do estabelecimento de uma abordagem científica, de modo a estimular novas linhas de pesquisa no campo de Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada. O curso objetiva ainda fornecer subsídios para o crescimento da cultura de Segurança de Aviação nos diversos ambientes onde a atividade aérea é essencial, contribuindo para a atuação proativa nos diversos escalões das empresas, instituições e organizações.

Fonte: SECITECE

Próximos Eventos