+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Governo discute a implantação de Centros de divulgação da ciência em Alagoas

No dia 19 de abril, o secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Maurilho Alves, reuniu-se com representantes da Secretaria de Estado da Educação e Esporte para discutir projetos relacionados à divulgação de ciência e tecnologia em Alagoas, especialmente no interior alagoano.

Na oportunidade, os presentes debateram sobre a implantação de centros de divulgação da ciência em municípios de Alagoas, que consiste em dividir o Estado em regiões e estruturar um espaço em cada ponto selecionado com um planetário digital, salas para exposição, atividades educacionais e culturais e reuniões. O projeto, avaliado inicialmente em R$ 2,5 milhões, tem como principal foco a classe estudantil, contudo o espaço será aberto ao público em geral.

Maurilho Alves frisou a importância da parceria entre os governos estadual e municipal para o fomento à ciência e tecnologia em Alagoas. “Infelizmente, ainda há escassez na divulgação das áreas de ciência e tecnologia nas cidades interioranas, o que reforça a necessidade de se elaborar projetos ligados à educação, principalmente aos alunos do ensino fundamental, pois de pequenos eles serão estimulados a buscar por ciência. Alagoas ainda precisa caminhar muito nesse segmento e estamos buscando esse avanço”, complementa Alves.

“Precisamos popularizar a ciência. Hoje temos certa deficiência no quadro de professores de algumas séries no interior e isso é preciso ser modificado. Com a popularização da ciência entre os jovens, ocorrerá automaticamente a desmistificação do cientista maluco e da área inalcançável, fazendo com que haja um maior interesse nessa área”, destaca a representante da Secretaria de Estado da Educação e Esporte, Ana Damasceno.

A divulgação da ciência mobiliza diversos técnicos da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação a exemplo da diretora de Política de Desenvolvimento Tecnológico, Lenilda Austrilino, e do Coordenador Especial de Planejamento, Ricardo Vieira.

Será realizado um novo encontro entre os representantes das instituições envolvidas no projeto no próximo mês e, para dar andamento ao projeto, foi solicitada a elaboração completa de orçamento desse Centro para que, através dele, sejam iniciados os diálogos de parcerias com as prefeituras.

Fonte: SECT-AL

Próximos Eventos