+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Governo de Rondônia entrega novas instalações do Instituto Abaitará nesta quarta-feira

O Instituto Estadual Rural de Educação Abaitará, espaço  privilegiado para estudo da agricultura associada à ecologia, localizado a 32 quilômetros de Pimenta Bueno, recebe novas instalações na tarde desta quarta-feira (17), resultado do investimento de R$ 4 milhões,  provenientes do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica (Pidise).

O Governo de Rondônia entregará para alunos e professores instalações técnicas que serão utilizadas de imediato e também no futuro curso de técnico de agropecuária, previsto para implantação em julho deste ano. Estão prontos o curral, pocilga, aviário, aprisco (para criação de carneiro), quadra poliesportiva, três alojamentos com lavanderia e cinco salas de aula. O ato de entrega das instalações pelo governador Confúcio Moura ocorrerá às 15h, na quadra do ginásio.

Transformado em instituto em 2013, a unidade de ensino Rural Abaitará acolhe alunos de mais de 30 municípios, que frequentam em regime de internato o curso de técnico em agroecologia, com aulas práticas e teóricas. Na segunda-feira, dia 15, chegaram oitenta novos alunos,

A vice-diretora Lucilene Gonçalves disse que anualmente são oferecidas 80 vagas, e a prova da nova turma que chega foi realizada em dezembro. Os próprios alunos cuidam das suas  roupas e limpeza dos alojamentos, que juntos oferecerem espaço para 200 pessoas. Atualmente são 53 funcionários, a maioria cedidos de órgãos como a Emater e Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e a expectativa da direção é que neste ano de 2016 “seja efetivado o concurso público para docentes e pessoal administrativo”.

Fonte: SEPOG-RO

Próximos Eventos