Giro nos Estados

Governo de Pernambuco e Reino Unido estudam a criação de centros de tecnologia

Em visita a Pernambuco, o Departamento de Inovação Digital, Cultura, Mídia e Esporte (DCMS) do Governo Britânico reuniu-se com representantes da Secti para apresentar o projeto Tech Hubs. A iniciativa consiste na criação de novos centros de tecnologia britânicos que irão contribuir com o desenvolvimento do ecossistema digital local e aumentar a colaboração em tecnologia no Reino Unido, possibilitando ainda parcerias comerciais. A comitiva foi recebida pelo secretário em exercício, Leonildo Sales.

O cônsul britânico no Recife, Graham Tidey, destacou que a intenção do Reino Unido é aproveitar a expertise pernambucana na área de ciência, tecnologia e inovação e contribuir com possíveis gargalos no desenvolvimento econômico e social da região. O projeto vem sendo desenvolvido, há seis anos, em Israel. “O Tech Hub de Israel vêm sendo um bom exemplo dessa parceria. Grandes marcas do UK que buscam inovação já vêm trabalhando próximas a startups locais”, destacou.

O secretário destacou que o Governo de Pernambuco tem uma estratégia de CT&I consolidada que considera, justamente, as parcerias como fundamentais na execução das políticas públicas. Os Tech Hubs também oferecem treinamento e orientação para empreendedores locais e empresas em fase de alavancagem, algo semelhante aos programas de aceleração de startups feito nas incubadoras do Porto Digital, do Itep e do Parqtel. Uma das possibilidades é ajudar as empresas a acessar o mercado do Reino Unido, facilitando parcerias entre empresas pernambucanas e britânicas.

Fonte: SECTI-PE

Próximos Eventos