+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Governo de Minas lança oficialmente a Edição 2013 do Prêmio de Pesquisa Básica

Lançado oficialmente nesta sexta-feira (1º/3) – no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) – a edição 2013 do Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia. Na ocasião foram entregues os prêmios do Desafio Verde aos participantes vencedores da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012, em Minas. O evento foi encerrado com a palestra Retrato Molecular do Povo Brasileiro pelo professor e pesquisador Sérgio Penna.
Segundo o secretário-adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Evaldo Vilela, que representou o secretário Narcio Rodrigues, o prêmio é um mecanismo efetivo para o reconhecimento e o estímulo àqueles que, em Minas Gerais, se dedicam ao desenvolvimento da ciência, com geração, portanto, de novos conhecimentos, com possibilidades de aplicação para o desenvolvimento de produtos ou processos inovadores, capazes de atender a demandas por melhor qualidade de vida, explicou Vilela.
A iniciativa baseia-se na visão de que, sem a valorização da pesquisa básica, limita-se muito o desenvolvimento de inovações tecnológicas, fundamentais à competitividade industrial de nações e regiões em um mundo cada vez mais globalizado. O nome de Marcos Luiz dos Mares Guia é o reconhecimento a um dos mais importantes cientistas mineiros de todos os tempos. “O prêmio também sinaliza claramente a importância de os projetos buscarem novos conhecimentos em sintonia com as necessidades de solução de problemas da sociedade, como o fez Marcos Mares Guia”.
Marcos Luiz dos Mares Guia foi professor e pesquisador da UFMG e se dedicou a estudos básicos de fisiologia, com vistas ao desenvolvimento de uma insulina brasileira, caso de sucesso que se materializou com montagem da fábrica da Biobrás, em Montes Claros (MG), hoje Novo Nordisk, de um grupo dinamarquês.
Também manifestaram a importância do prêmio, a trajetória de Mares Guia e o Desafio Verde com a participação dos municípios mineiros na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012, o presidente da Fapemig, Mário Neto Borges; o representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Sérgio Lacerda Beirão; o presidente do BH-Tec, Ronaldo Tadeu Pena e o pró-reitor de Pesquisa da UFMG, Renato de Lima Santos.
Prêmio 2013 – inscrições
O prêmio foi criado pelo Governo de Minas, por meio da Sectes, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que repassará ao vencedor R$12.000,00, valor corrigido em 20% em relação ao ano passado. As inscrições para este ano podem ser feitas de 4 de março a 29 de maio, e até 31 de maio, via Correios, por instituições ou empresas com atuação em ciência e tecnologia e devem seguir os critérios estabelecidos pelo regulamento, publicado no Diário Oficial do Estado – Minas Gerais, em 6 de dezembro de 2012, e encaminhadas à Sectes-MG, com a indicação “Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia”, para o endereço Cidade Administrativa, Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/nº – Edifício Gerais – 8º andar – Bairro Serra Verde – Belo Horizonte – MG – CEP 31630-901. Concebido em duas modalidades – pesquisador e instituição/empresa -, o prêmio contempla, anualmente, a apenas uma delas, em sistema de rodízio, sendo a segunda em anos ímpares.
Desafio verde
Durante a solenidade de hoje foram agraciados os vencedores das três categorias – escola, instituição e município – do prêmio Desafio Verde, criado pela Sectes com o objetivo de estimular a participação na edição 2012 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Como resultado desse estímulo, Minas Gerais ocupou o primeiro lugar no ranking de municípios e instituições que participaram e promoveram atividades no evento nacional, tendo triplicado o número de iniciativas com relação aos anos anteriores.
Os vencedores do Desafio Verde foram Escola Municipal Paulo Sinésio Belato, de Monsenhor Paulo, na categoria Escola Top PopCiência MG; Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – campus Ouro Preto, na categoria Instituição Top PopCiência MG; e a cidade de Teófilo Otoni, na categoria Município Top PopCiência MG.
Também estiveram na solenidade o reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais, Dijon de Moraes; o presidente da Fapemig, Mário Neto Borges; o pró-reitor de Pesquisa da UFMG, Renato de Lima Santos; o representante do MCTI e do CNPq, Paulo Sérgio Lacerda Beirão; o presidente do BH-Tec, Ronaldo Penna; professores e pesquisadores diversas áreas do conhecimento, além de estudantes e outros convidados.
Fonte: SECTES-MG

Próximos Eventos