+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Governo de Minas autoriza inicio de obras de prédio de Agência de Inovação do Café

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues assinou nesta terça-feira (19/02) ordem de serviços para as obras de ampliação do prédio da Agência de Inovação do Café, na Universidade Federal de Lavras (UFLA), onde se encontra instalado também, o Polo de Excelência do Café.
Para Narcio aquele momento representava uma significativa conquista para a comunidade cafeeira de Minas. “É bom colher resultados na área onde nós temos história, tradição e mais do que passado, nós temos um grande futuro. É na cafeicultura que está reservado um espaço muito especial para que Minas possa ampliar a sua presença no mercado internacional”.
Minas Gerais destaca-se como o maior produtor nacional de café, sendo responsável pela metade de toda a produção brasileira. Esta iniciativa está dentro do programa Inovaminas e se tornou possível a partir de convênio firmado entre a Secretaria e a financiadora de estudos e projetos – FINEP – uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, que promove o desenvolvimento econômico e social em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas do país.
Participaram do evento o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues; o Secretário-adjunto da Sectes e Coordenador do Projeto Inova Minas, Professor Evaldo Vilela; o Coordenador de Relações Institucionais da Universidade Federal de Lavras, e representante do Reitor da UFLA, Professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes; a Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação Ambiental, Déa Fonseca, o Coordenador do Polo de Excelência do Café, Edinaldo José Abrahão e o Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles.
Segundo o Coordenador do Polo de Excelência do Café, Edinaldo José Abrahão, a assinatura desta ordem de serviço é emblemática por produzir a consolidação de um projeto que vem sendo articulado há anos. “Esse projeto não é uma obra em si, uma estrutura a mais, esse prédio vai simbolizar uma estrutura iniciada há quatro anos atrás”, esclareceu.
O professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes destacou que o investimento total da obra é de quase dois milhões de reais, entre o recurso disponibilizado e o complemento para a obra de ampliação. “Essa obra tem uma importância muito grande para a Universidade Federal de Lavras, exatamente porque consolida um projeto que estamos construindo há praticamente duas décadas”, completou.
O Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância da cafeicultura mineira para o país. “O produtor brasileiro é um gigante”.
Participaram do evento o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues; e o Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles; o Secretário-adjunto da Sectes e Coordenador do Projeto Inova Minas, Professor Evaldo Vilela; o Coordenador de Relações Institucionais da Universidade Federal de Lavras, e representante do Reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes; a Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação Ambiental, Déa Fonseca, o Coordenador do Polo de Excelência do Café, Edinaldo José Abrahão.
Fonte: SECTES-MG

Próximos Eventos