+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Governo apresenta proposta salarial com avanços para servidores de universidades do Paraná

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, apresentou nova tabela com avanços salariais para as carreiras de servidores técnico-administrativos das universidades estaduais. A tabela, que traz avanços importantes em relação à última, apresentada em abril, faz parte integrante do Plano de Carreira do pessoal técnico das instituições de ensino superior do Paraná.

A nova proposta tem o aval da Secretaria da Administração e prevê reajustes de, em média, 35% para os técnicos de nível fundamental (pessoal de apoio); 20% para o pessoal do ensino médio mantido pelas universidades; e 6% para os cargos de nível superior. Os índices incidem sobre os vencimentos básicos.

Representantes dos cinco sindicatos presentes à reunião em que o secretário apresentou a nova tabela fizeram uma avaliação positiva da proposta, que agora será apresentada para a categoria em assembleias no começo da próxima semana. Uma nova reunião entre o secretário e representantes da categoria – que reúne cerca de 8 mil pessoas – ficou marcada para o dia 17, às 14 horas.

De acordo com o secretário Alípio Leal, os percentuais são o máximo possível neste momento, por causa do limite prudencial dos gastos com a folha de pagamentos do Estado. Para Leal, a proposta permite superar o impasse que havia se estabelecido nas discussões.

Depois de resolvida a questão da tabela, governo e servidores passam a discutir o que chamam de modelagem das mudanças previstas nas carreiras. O secretário deixou claro que as mudanças em discussão só se aplicam aos servidores que ingressarem nas universidades a partir da aprovação do novo modelo. Não há possibilidade de perda de direitos adquiridos.

Fonte: SETI-PR

Próximos Eventos