+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Governo do Amazonas destina R$ 2,5 milhões para projetos de inclusão social

Com um aporte financeiro de R$ 2,5 milhões para o desenvolvimento de processos, produtos e tecnologias que possam propiciar maior autonomia e independência aos deficientes visuais, auditivos, físicos e múltiplos, o Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), lançou na noite desta segunda-feira (17/11) o Edital do Programa Estadual de Atenção à Pessoa com Deficiência (Viver Melhor/Pró-Assistir).

“É importante que a comunidade científica comece a perceber as necessidades dessa parte da sociedade para poder mostrar que a tecnologia é um mecanismo de inclusão para todos. Estamos mostrando o resultado do edital anterior e criando uma cultura, de forma contínua, para que essa propositura, essa oferta de fomento alcance cada vez mais pessoas e se transforme no desenvolvimento de produtos voltados para essa parcela da sociedade”, disse a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão.

O lançamento do edital foi realizado durante a abertura do 17º Encontro Brasileiro de Usuários de Dosvox, no Quality Hotel Manaus, na Avenida Mário Ypiranga, bairro Adrianópolis. O evento, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), iniciou nesta segunda-feira (17/11) e se estenderá até a próxima quinta-feira (20/11).

A secretária da Seped, Vânia Suely de Melo e Silva, ressaltou a importância das discussões ao longo do evento e disse que a parceria com a FAPEAM,  para o desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados à pessoa com deficiência, tem sido determinante para a inclusão social no Amazonas. “O objetivo do evento é realizar a troca de experiência entre as pessoas com deficiência, massificando o conhecimento sobre o Dosvox, que é um sistema de voz que facilita o uso do computador por essas pessoas. A FAPEAM procurou a Seped com a intenção de fazer um edital para mudarmos conceitos e utilizarmos a ciência para geração de benefícios”, disse a secretária.

Inclusão social

Para o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mário Célio Ferreira de Castro Alves, a realização do evento coloca o Amazonas à frente dos demais Estados do País na discussão a respeito de tecnologias assistivas, voltadas à inclusão social. “Nossa perspectiva é que, a partir desse edital lançado pela FAPEAM, as empresas e os pesquisadores desenvolvam os seus projetos (de pesquisa) e proporcionem a inclusão social aliada à tecnologia”, disse Alves.

De acordo com dados do censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Amazonas tem 790,6 mil pessoas com algum tipo de deficiência. Dentre elas,  há 650 mil pessoas com algum tipo de deficiência visual e 200 mil pessoas com deficiência motora.

O coordenador do Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Antônio dos Santos Borges, responsável pela criação do Dosvox, disse que o sistema está à disposição de pesquisadores do Amazonas para ser aperfeiçoado ou servir como base para novos processos e/ou protótipos para inclusão social e melhoria de vida das pessoas com deficiência.

“Desde já, quero nos colocar à disposição, como parceiros, para que estudantes e pesquisadores do Amazonas aproveitem o edital para utilizar e fazer melhorias no Dosvox. Não tenho como achar ruim uma iniciativa que vai proporcionar a inclusão social e o desenvolvimento de novas tecnologias para acessibilidade”, disse.

Sobre o Viver Melhor/Pró-assistir

O Programa foi idealizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/AM) e desenvolvido e implementado em parceria com a FAPEAM e a Seped, com objetivo de apoiar projetos de pesquisa que visem ao desenvolvimento de produto ou protótipo de produto de tecnologia assistiva, para promoção da funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, objetivando a sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

Fonte: FAPEAM

 

Próximos Eventos