+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Governadora do RN visita indústria ótica de alta tecnologia sediada em Caicó

Sandro Menezes/ASSECOM

A governadora Fátima Bezerra visitou as instalações da Cleanlab Indústria Ótica, em Caicó, nesta segunda-feira (2), acompanhada do secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, e da senadora Zenaide Maia. A empresa está entre as 25 beneficiárias do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (Proedi) no Seridó. A chefe do executivo estadual cumpre agenda na Região desde sábado.

“Dá gosto a gente poder contribuir com incentivos fiscais para uma empresa como essa, que traz o que há de mais moderno ao coração do Seridó e do Rio Grande do Norte”, declarou a governadora Fátima Bezerra, referindo-se aos benefícios do Proedi concedidos ao laboratório. 

A Cleanlab inaugurou a sede de Caicó em meados 2018, com 18 funcionários. Antes disso, a empresa funcionou em Mossoró onde hoje possui ponto de apoio logístico de vendas. Em 2019, participou da transição do antigo programa para o novo Proedi, ampliando o benefício, com descontos mais altos de ICMS, por ser indústria de alta tecnologia e instalada em município do interior. 

Desde então, o laboratório segue expandindo suas atividades e contratando mão de obra especializada. O número de funcionários subiu de 35 para 46 só esse ano, mesmo em meio à pandemia, de acordo com o proprietário, Antônio Dantas Neto. “O Proedi foi muito importante para o nosso crescimento, e ainda vamos contratar mais”, informou. 

“Estes empregos gerados aqui, são empregos qualificados, e o fato de seguirem crescendo mesmo durante a maior crise sanitária que a humanidade já viu, é sinal de que o governo Fátima Bezerra está no caminho certo e tomando todas as decisões com muita responsabilidade em prol do Desenvolvimento”, disse o secretário Jaime Calado. 

Também foram adquiridas modernas máquinas de tecnologia alemã com as quais são produzidas lentes oftálmicas de alta qualidade e de renomadas marcas e de grifes próprias do laboratório. Atualmente, são montados cerca de 3 mil óculos por mês, utilizando as 6 mil lentes produzidas no laboratório no mesmo período. 

Todo o processo de produção é acompanhado por especialistas na Alemanha, em tempo real. Apesar disso, o laboratório “é o único 100% independe no Nordeste”, segundo Antônio Neto. Ou seja, a produção é genuinamente potiguar. Além do RN, as lentes abastecem os mercados da Paraíba, Ceará e Pernambuco. 

Antônio Neto é também vice-prefeito de Caicó e proprietário da rede de lojas A Graciosa, que atua na comercialização de joias, óculos e relojoaria, onde as lentes produzidas na fábrica de Caicó fazem sucesso.

Os visitantes do Estado foram acompanhados também pelo diretor Alci Silva e pelo gerente comercial Lécio Moura. 

Incentivos no Seridó

Criado em 2019 na gestão da governadora, professora Fátima Bezerra, o Proedi tem como objetivo desenvolver a atividade industrial no Rio Grande do Norte. Assim como outros incentivos criados ou modernizados pelo Estado, o Programa tem como uma de suas metas a interiorização do desenvolvimento econômico, fomentando o crescimento industrial nas 10 regiões do estado. 

A redução na carga tributária permite a`s empresas beneficiárias a realização de novos investimentos, favorecendo o aumento na produtividade e a expansão de mercado. E isso também significa maior arrecadação para o Estado, mesmo com a diminuição dos impostos. Desde a criação do Programa, as empresas cadastradas contribui´ram com mais de R$ 154,5 milho~es de ICMS direto.

O Seridó responde por aproximadamente 2,5% desse valor, com contribuições expressivas nos setores mineral e alimentício. As empresas cadastradas no Proedi são responsáveis por 1.213 empregos diretos em 8 municípios da região, com R$ 19,6 milhões de faturamento mensal. Isso significa crescimento de renda para as famílias que consomem também no entorno e mantém toda a cadeia econômica ativa.

Fonte: SEDEC RN em 04/08/2021

Próximos Eventos