Giro nos Estados

Governador e secretário entregam Sala de Situação da Sectec Goiás

O governador Marconi Perillo e o secretário de Ciência e Tecnologia, Mauro Faiad, inauguraram, no último dia 16, por meio da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sectec), a Sala de Situação para Monitoramento de Riscos e Desastres Naturais. Na solenidade estiveram presentes ainda a coordenadora geral de Meteorologia, Climatologia e Hidrologia do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Darly Henrique da Silva, e o superintendente de Hidrometeorologia da Agência Nacional de Águas (ANA), Valdemar Santos Guimarães. A Sala de Situação para Monitoramento de Riscos e Desastres Naturais é parte integrante da Superintendência de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, coordenada pela superintendente Rosidalva Lopes Feitosa da Paz. O Sistema de Meteorologia e Estudos Hidrológicos (Simehgo) também integra a Superintendência.

                          
Foto: Michel Capel

A estrutura, integrada ao Sistema de Meteorologia e Hidrologia de Goiás (SimehGO), é a mais moderna entre os estados brasileiros, representando um investimento de R$ 2,6 milhões obtido em parceria com o Governo Federal, atitude ressaltada pelo governador: “A persistência da Sectec em buscar parcerias com o governo federal para executar projetos que melhorem a vida do cidadão é um exemplo que merece ser reconhecido e aplaudido”.

O superintendente da ANA frisou que, agora, o estado de Goiás possui, na sede da Sectec (2º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira), “a sala mais completa do Brasil, desde a recepção até a apresentação das informações”. A Central possui equipamentos de última geração, capazes de receber e processar grande volume de informações sobre os fenômenos climáticos em sua área de abrangência.

Para a coordenadora do MCT, a estrutura será de grande utilidade para as populações urbanas, “mas, principalmente, para as rurais, em função do potencial agropecuário do Estado” A iniciativa é resultado da parceria entre o Governo de Goiás e o Governo Federal, incluindo a Agência Nacional de Águas e dois órgãos do Ministério da Ciência e Tecnologia – CNPq e Finep.

Mauro Faiad pontua que a previsão do tempo vai cobrir todo o território goiano, havendo conexão direta com a Defesa Civil e a ANA, e que os dados, acompanhados em tempo real, serão compartilhados também com os demais estados da União, ainda com representantes dos setores de turismo e energia elétrica, “para que as medidas preventivas possam ser tomadas com maior agilidade”.

Equipamentos
A Sala de Situação é composta por duas antenas ligadas ao Satélite GOES, sendo as únicas do Brasil no gênero, três servidores de alta capacidade de processamento de dados, 20 computadores, uma impressora HP Plotter para confecção de mapas, 10 aparelhos de celular e quatro monitores para apresentação das informações processadas.

Na solenidade de inauguração, o governador e o secretário entregaram equipamentos para as instituições parceiras. A UEG recebeu uma impressora plotter (Programa de Mestrado em Engenharia Agrícola da UEG de Anápolis) e quatro estações climatológicas convencionais (unidades de Morrinhos, São Luís de Montes Belos, Iporá e Santa Helena). A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros receberam uma TV LCD de 42 polegadas, três computadores e 10 celulares.

Fonte: SECTEC-GO

Próximos Eventos