Giro nos Estados

Governador abre I Fórum de Líderes em Educação e Tecnologia na Paraíba

O governador Ricardo Coutinho abriu oficialmente, nesta quarta-feira (12), o I Fórum de Líderes em Educação e Tecnologia do Norte e Nordeste.  Ele deu as boas-vindas ao público formado por cerca de 800 pessoas, entre profissionais das áreas de educação e tecnologia, e destacou que o fórum é o principal evento da área que o Estado da Paraíba já produziu.

Durante a solenidade, Ricardo ressaltou o desafio de levar tecnologia para as escolas. “É difícil levar tecnologia frente às condições estruturais das escolas, mas temos que pensar no futuro fazendo o presente e esse evento é um laboratório para isso, melhorar o ensino para educar melhor”, completou o governador.

O evento acontece no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa,  até esta quinta-feira (13), e é destinado a profissionais convidados das áreas de educação e tecnologia.

A abertura do fórum contou ainda com presença da secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, e também da presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação (Consed) e secretária de Estado da Educação do Mato Grosso do Sul, Nilene Badeca da Costa, e  da diretora de formulação de conteúdos educacionais da Secretaria de Educação Básica, Mônica Gardelli Franco, representando o Ministério da Educação (MEC). Também participaram os secretários de Estado da Educação de São Paulo, Herman Voorwald; da Bahia, Osvaldo Barreto; e de Pernambuco, Ricardo Dantas, além do professor Ricardo Santos, da Cisco Educação.

Em seu pronunciamento, a secretária Márcia Lucena destacou a importância do evento. “Com este fórum estamos promovendo uma reflexão profunda numa política que estamos implementando no Estado desde 2011, de promover o acesso à tecnologia digital dentro da escola. Então hoje, aqui no evento, essa reflexão está indo além do nosso Estado, com pessoas de outras redes e até de outros países, para enriquecer a nossa discussão”, disse.

A abertura contou com uma apresentação do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) e de show cultural com os Gonzagas e Chico Correia. O evento acontece com três programações distintas: o “Congresso de Líderes em Educação e Tecnologia”, com palestras e painéis de debates sobre estudos de casos de tecnologia em educação, seus resultados e lições aprendidas; o “Workshop para Educadores e Gestores” com pesquisas sobre recomendações e melhores práticas no uso e implementação de tecnologia e a “Arena de Soluções em Tecnologia Educacional” com demonstrações e tutoriais sobre o uso de processos específicos de instituições de ensino em geral.

O objetivo do evento é reunir líderes em educação e tecnologia das regiões Norte e Nordeste, juntamente com os convidados de outras regiões do país e do mundo, para aprofundar o conhecimento e o debate sobre experiências práticas com o bom uso das tecnologias em Educação a partir de casos e soluções e identificar evidências de melhorias da qualidade e eficiência no ensino e aprendizagem.

O Forum é restrito para participantes convidados que atuam nas áreas de formação e gestão de políticas públicas para educação, inovação através de projetos pedagógicos integrados às tecnologias digitais, direção de tecnologias educacionais e de informática e direção acadêmica e gestão de escolas e campus universitários.

Programação:

Congresso – Nesta quinta-feira (13), segundo dia do evento, a abertura acontece às 8h com palestra da presidente do Consed, Nilene Costa. Ao longo do dia, a programação tem continuidade com palestras e estudos de caso abordando temas como “A experiência do Canadian College no Estado de Pernambuco com engajamento de alunos através da globalização”, que será proferida pela Cônsul-Geral do Canadá, Stéphane Larue,  e o “Resultado do uso de Games e do aprendizado adaptativo na preparação para o Enem”, ministrada pelo fundador da Geekie Games, Cláudio Sassaki, além de palestras proferidas pelos secretários de Estado da Educação do Acre, Amazonas, Rio Grande do Norte e representantes da Fundação Roberto Marinho. O evento continua com debates e a conclusão do fórum, que será encerrado com a apresentação do show cultural do Centro Estadual de Arte da Paraíba (Cearte).

Workshop – No segundo dia, as palestras abordarão as boas práticas com tecnologias educacionais com o uso de recursos como os tablets e as lousas interativas nas salas de aula. Os ambientes virtuais de educação e os blogs também estarão na pauta do evento, que contará com palestrantes do SABA (Software Brasil), Instituto Anísio Teixeira (Bahia), MSTech, Lexmark, entre outros.

Arena – Na arena de soluções serão abordados temas como conectividade e mobilidade, além da comunicação unificada e segurança.

Fonte: Fapesq PB

Próximos Eventos