+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Goiás está entre os três estados mais avançados em APLs, um programa coordenado pela Sectec

Governo do Estado dinamiza Arranjos Produtivos Locais, mecanismos que fortalecem vocações econômicas de municípios por meio da qualificação profissional e inovação tecnológica. Segundo o secretário Mauro Faiad (Sectec), serão investidos R$ 30 milhões até o final do ano, o que trará benefícios diretos para mais de 100 mil trabalhadores e pequenos produtores goianos

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) coloca Goiás entre os três estados mais avançados em Arranjos Produtivos Locais (APLs). Este é um dos principais projetos coordenados pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectec).

Os destaques são: APL de Confecções (Jaraguá, Pontalina, Catalão, Itaguaru, Itapuranga e Taquaral); APL Lácteo de São Luiz de Montes Belos (engloba 21 municípios); APL de Cerâmica Vermelha (norte goiano); APL de Tecnologia da Informação – TI (Região Metropolitana de Goiânia e Anápolis). Recebem ainda atenção especial mel, banana e orgânicos.

Os APLs são mecanismos que fortalecem vocações econômicas de municípios por meio da qualificação profissional e inovação tecnológica.

Segundo o secretário Mauro Faiad (Sectec), serão investidos R$ 30 milhões até o final do ano, o que trará benefícios diretos para mais de 100 mil trabalhadores e pequenos produtores goianos.

Para Faiad, o acesso deste segmento às tecnologias de ponta propicia aumento da produtividade, o que se traduz em maior número de empregos oferecidos em todas as localidades do Estado, com crescimento econômico nas mais diversas regiões.

Outro aspecto importante é a redução do deslocamento para outros municípios daqueles que buscam melhores oportunidades profissionais.

Fonte: SECTEC-GO

Próximos Eventos