Giro nos Estados

Goiânia recebe Fórum Nacional do Confap

Goiânia sedia, de 8 a 10 de novembro, o último fórum de 2017 do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Com organização da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), o encontro reunirá presidentes e representantes das 26 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) que compõem o Confap para debater e deliberar sobre as ações desenvolvidas nos Estados no fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

Também são esperadas autoridades de órgãos governamentais, das agências de fomento federais, tais como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), além do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Presença confirmada, ainda, de representantes de organismos internacionais, como a Comissão Europeia e a Embaixada do Reino Unido, e de entidades representativas da ciência, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A solenidade de abertura do Fórum será realizada, para convidados, na quarta-feira, dia 08 de novembro, no Palácio das Esmeraldas, com a presença de autoridades políticas e científicas, entre elas o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, o governador de Goiás, Marconi Perillo, e a presidente do Confap e da Fapeg, Maria Zaira Turchi. Ao final da solenidade, será assinado o 1º adendo ao Memorando de Entendimento entre o Governo do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte referente ao Fundo Newton e o Confap, com o embaixador do Reino Unido, Vijay Rangarajan. Também será assinado o Protocolo de Intenções do Programa Centelha – Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores entre MCTIC, MEC, Confap, Finep, CNPq e Capes.

Nos dias 09 e 10 de novembro, as atividades que compõem o Fórum do Confap, em Goiânia, serão realizadas no K Hotel (Avenida Deputado Jamel Cecílio, nº 2550, no Jardim Goiás, em Goiânia). Na programação constam mesas-redondas com parceiros nacionais e internacionais, apresentação de propostas de cooperação com parceiros, como a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), além de debates sobre novas ações, melhores práticas, deliberações e encaminhamentos.

A programação completa pode ser acessada aqui: http://www.fapeg.go.gov.br/wp-content/uploads/2017/11/Programação-GO-Final.pdf

Fonte: FAPEG GO

Próximos Eventos