Giro nos Estados

Gestor do Parque Tecnológico do DF sai até o fim do ano

Depois de 13 anos de espera, enfim, o setor de TICs de Brasília começa a ver uma luz no fim do túnel para a implantação do seu parque tecnólogico. O empreendimento, que se arrasta desde o Governo Joaquim Roriz, por sucessivas brigas políticas entre a área ambiental e o governo, tem agora a promessa de que até o fim do ano começará a deslanchar, após a escolha da empresa gestora do parque.

O diretor da Terracap, José Humberto Matias de Paula, esteve essa semana em reunião com empresários do setor de TICs, promovida pelo Sindicato da Indústria da Informação (Sinfor). Também participou do evento o Secretário de Ciência e Tecnologia do DF, Gustavo Brum. No encontro, José Humberto prometeu que até o fim do ano estará concluída a licitação internacional que vai escolher o consórcio de empresas que ficará responsável pela construção e administração do parque em parceria com a Terracap.

Antes alguns procedimentos burocráticos terão que ser cumpridos para viabilizar a contratação do futuro gestor. Neste momento, o GDF está abrindo uma consulta pública, que terá por objetivo colher pelos próximos 30 dias, sugestões para o plano estratégico de desenvolvimento e construção do Parque Tecnológico.

De acordo com a apresentação do esboço deste plano feita por José Humberto aos empresários de TICs, a Terracap irá criar uma ‘Sociedade de Propósito Específico’ (SPE) com empresas privadas, que ficará à cargo da gestão do parque. “Será um empreendimento privado”, destacou.

José Humberto explicou ainda que Terracap irá integralizar R$ 1 bilhão ao capital da SPE, com contrapartida privada, para assegurar poder de veto nas decisões do conselho dessa empresa gestora do parque, caso alguma posição adotada venha a contrariar os objetivos e interesses centrais do parque tecnológico.

A CDTV, do portal Convergência Digital, acompanhou a apresentação do esboço do Plano Estratégico de Construção do Parque Tecnológico de Brasília para os empresários de TICs pelo diretor da Terracap. E apresenta um vídeo contendo as principais informações passadas aos executivos.

Fonte: Convergência Digital

Próximos Eventos