Giro nos Estados

GDF anuncia realização de congresso mundial de TI

O anúncio oficial que Brasília sediará o 20º World Congress on Information Technology (WCIT) – Congresso Mundial de Tecnologia da Informação, em tradução livre – foi feito nesta segunda-feira (17) pelo governador Agnelo Queiroz.

“A primeira edição do WCIT na América Latina será em Brasília, e reunirá empresários, estudiosos e técnicos de TI de diversos locais, além de promover investimentos nacionais e internacionais na cidade nesse setor”, destacou o governador.

A solenidade aconteceu no salão branco do Palácio do Buriti.

Na ocasião, foi assinado um termo de comprometimento entre o Governo do Distrito Federal e os órgãos de apoio para assegurar a realização do evento.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Glauco Rojas, o congresso será mais uma oportunidade para promover o setor tecnológico em Brasília, que conta também com o Parque Tecnológico Capital Digital – um dos principais pontos de investimento para empresas da área de TI.

“Não existe momento mais propício para anunciar um evento dessa magnitude. Estamos falando de uma área que já é a terceira maior do Brasil, emprega mais de 30 mil pessoas, com 700 empresas. E o WCIT coloca Brasília como referência no setor”, exaltou o secretário.

COMPROMETIMENTO – Realizado a cada dois anos, o World Congress on Information Technology chegou ao Brasil graças à união do Governo do DF, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, e a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro Nacional).

A decisão foi tomada em outubro do ano passado pela Federação Mundial das Entidades de Tecnologia da Informação, World Information Technology and Services Alliance (WITSA), às vésperas do WCIT 2012, em Montreal, no Canadá.

Naquele ano, o GDF apresentou a carta de intenções à Federação Mundial das Entidades de Tecnologia da Informação, e se comprometeu a atender os critérios estabelecidos.

A organização do evento estuda a possibilidade de realizar o congresso em 2016 no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha ou no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

O CONGRESSO – O WCIT, organizado desde 1978, passou por países como Estados Unidos (1998 e 2006), China (2000), Austrália (2002), Grécia (2004) e Holanda (2010).

Em 2012, foi a vez de Montreal, no Canadá, receber o congresso, em 2014, Guadalajara, no México será sede do WCIT.

Fonte: SECT-DF

Próximos Eventos