Giro nos Estados

FURG e Ecovix assinam contrato na Feira do Polo Naval no RS

O auditório do Cidec-Sul, no campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), esteve lotado na noite de quarta-feira, 12, para a cerimônia oficial de abertura da 3ª Feira do Polo Naval, que contou com o alinhamento do setor de petróleo, com a presença de autoridades e executivos ligados à área. A reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias deu as boas vindas aos presentes, destacando a satisfação da Universidade em receber um evento deste porte, que aborda tema de extrema importância para a região e nação. De acordo com Cleuza Dias, a participação da FURG vem firmar a função social da Instituição no desenvolvimento qualificado de Rio Grande, através da formação de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias.

“A FURG como Universidade Pública ainda é muito jovem, mas sua história de formação é muito longa na interação com as características e vocação marítimas da região. E vem se firmando a cada ano. Essa proximidade que temos com o contexto socioambiental legitima a vocação de ser uma Universidade voltada para os ecossistemas costeiros e oceânicos, e é por isso que sediamos com muito orgulho essa feira”, disse.

O Governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, participou do cerimonial, sinalizando a situação privilegiada em que se encontra o desenvolvimento do Estado. “Somos hoje um exemplo de articulação produtiva. De 2012 para 2013, crescemos mais que o dobro do Brasil. Somos o terceiro parque industrial do país”, comentou.

Durante a cerimônia, foi realizada a assinatura do contrato de adesão da Ecovix, do grupo Engevix, ao Parque Científico e Tecnológico do Mar – Oceantec, que está sendo construído na FURG, estabelecendo a empresa como âncora do Parque. Assim, a Ecovix, passa a ser o primeiro estaleiro do Brasil a fazer parte de um polo tecnológico, e irá desenvolver, através da empresa Tecvix, produtos de engenharia naval. Ainda durante o evento, foi anunciado o decreto que criou o Fórum Estadual de Petróleo e Gás do Prominp, que passa a ter a coordenação do Governo do Estado.

A Feira do Polo Naval é proposta pela Bolsa Continental de Mercadorias em parceria com a FURG e Prefeitura Municipal do Rio Grande. Nos quatro dias de programação, ocorrem três eventos paralelos: Navtec, Seminário de Direito e Rodada de Negócios do Sebrae. Além disso, serão 165 palestrantes que irão apresentar os principais assuntos do setor naval e para o desenvolvimento gaúcho.

Fonte: SCTI-RS

Próximos Eventos