Giro nos Estados

Fundect participa de debate sobre financiamentos e programas de apoio à pesquisa para os próximos anos

diretora-científica da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect), Prof. Dr. Edna Scremin Dias, participou nos dias 13 e 14 de março em Brasília (DF), da primeira reunião de 2019 do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

O Fórum reuniu presidentes e diretores de fundações de pesquisa de todos os estados brasileiros e teve como objetivo propor importantes discussões sobre as possibilidades de financiamento e os programas para ciência, tecnologia e inovação que terão continuidade ou que serão implantados nos próximos anos.

Durante o encontro – o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações- anunciou a publicação de chamadas que irão contemplar programas em que Instituições de ensino e pesquisa articular-se-ão com instituições de educação básica para compor consórcios e inserir alunos do ensino fundamental e médio nos Laboratórios de Pesquisa das IES.

Além desse Programa chamado genericamente de “Mão na Massa”, será lançado outra chamada que irá envolver as engenharias e ciências sociais, além da Olimpíada Nacional de Ciências e uma plataforma Capes EaD. Todas estas ações serão implementadas em articulação com Instituições e Fundações de pesquisa nos estados brasileiros.

‘”Um tema amplamente discutido foi a necessidade de padronização e integração de dados de pesquisa, a uniformização do Plano de Gestão dos Dados das FAP’s, além das questões relativas à Ciência Aberta. A continuidade dos Programas de bolsas da Capes e do CNPq foram importantes notícias divulgadas, além da continuidade do PPSUS para o ano de 2020. A Fundect lançará ainda neste primeiro semestre de 2019 a Chamada para Bolsas DCR”, afirmou a diretora científica.

A Gestão do Confap também foi alterada e será conduzida nos dois próximos anos pelo Prof. Dr. Evaldo Vilela (Fundação de Pesquisa de Minas Gerais) e pelo Prof. Dr. Fábio Guedes (Fundação de Pesquisa de Alagoas) como presidente e vice-presidente, respectivamente

Fonte: Fundect

Próximos Eventos