+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Fundações de pesquisa do Brasil participam de Fórum em Aracaju

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) realiza pela primeira vez em Aracaju, o Fórum das Fundações de Amparo à Pesquisa do Brasil. O evento acontece nessa quinta e sexta-feira, 18 e 19 de maio, no hotel Real Classic, na orla de Atalaia e foi aberto com a participação do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), José Augusto Carvalho, que na solenidade representou o governador Jackson Barreto. Tendo como objetivo discutir temas importantes relacionados à ciência no Brasil, o fórum reúne as principais agências federais de fomento à pesquisa. Durante a solenidade de abertura também foi realizado o lançamento de Editais de Cooperação com a França.
 O secretário José Augusto deu as boas vindas aos participantes, cumprimentando todos da comunidade científica reunidos no evento e destacou a alegria em ver o fórum ser realizado em Sergipe. “Não teria lugar melhor para sediar o evento nesse momento. Temos um Parque Tecnológico moderno e que acabou de ficar pronto, uma Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapitec) extremamente eficiente e trabalhadora, um Instituto Tecnológico de Pesquisas (ITPS) atuante, além da participação de entidades como a Fecomércio, que apóia a Ciência e Tecnologia de Sergipe”, celebrou.
Para o diretor-presidente da Fapitec, José Eriberto, é com muita honra que pela primeira vez, ao longo de seus 10 anos de existência, a fundação realiza o evento em Sergipe. “O conhecimento será o maior bem de valor econômico para uma nação nos próximos anos e é dele que vai proliferar o desenvolvimento social. Precisamos otimizar tecnologia, realizar ainda mais pesquisas a fim de desenvolver o Estado e atender as demandas apresentadas pela sociedade”, destacou Eriberto, ao demonstrar sua satisfação.
 A presidente do Conselho Nacional de Fundações de Apoio à Pesquisa (Confap), Zaira Turchi, agradeceu pelo trabalho realizado em cada Estado, destacando ser de fundamental importância para o desenvolvimento da ciência e tecnologia do país. “O Confap congrega 26 fundações, estamos presentes em todo o país, menos em Roraima e realizamos quatro reuniões regulares no ano, sendo essa aqui em Aracaju, a segunda de 2017. São encontros muito importantes, quando, juntamente com parceiros das agências federais e internacionais, atingimos nossos propósitos de forma mais efetiva e o fortalecimento de uma pauta comum para o avanço do setor”, reforçou.
Durante o evento, organizado pela Fapitec – órgão do Governo do Estado vinculado à Sedetec – foram realizadas várias palestras com os temas: “Apoio à inovação tecnológica no Brasil”; “A visão empreendedora com inovação tecnológica: Políticas Públicas do BNB”; e “A evolução da ciência e tecnologia ao longo dos últimos 10 anos”
Fonte: Sedetec-SE

Próximos Eventos