+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Fundação Joaquim Nabuco assina parceria com UFMA na Reunião da SBPC

O reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, e o presidente da   Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Fernando José Freire, de Pernambuco, assinaram, nesta terça-feira (24), um acordo de cooperação para trabalharem em parceria para a difusão científica e cultural em rede. O termo foi firmado durante a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em São Luís (MA).

De acordo com o presidente da fundação, o Maranhão foi o sexto Estado do Nordeste a assinar o acordo. A articulação com as universidades prevê o apoio na produção de documentários, informações escolares para o ensino básico e, principalmente, informou Freire, apoio em uma pesquisa promovida pela Fundaj sobre a interiorização da UFMA. “Queremos investigar quais os impactos deste processo no Estado, mas para isso precisamos do apoio dos professores da universidade junto ao nosso corpo de pesquisadores”, afirmou.

Premiação

Na abertura da Reunião da SBPC no domingo (22), o presidente da Fundaj recebeu do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, o 32º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica – 2012.

O prêmio é anual e um dos mais importantes reconhecimentos à divulgação científica do país. Promovido pelo CNPq e o MCTI, o José Reis é concedido a personalidades e instituições que contribuem para a formação de uma cultura científica e por tornar a ciência, a tecnologia e a inovação conhecidas na sociedade. Criada em 1978, a premiação é uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis.

Em palestra sobre a Fundaj na Reunião da SBPC, na UFMA, Freire apresentou detalhes sobre a atuação da fundação e os sete itens que concorreram a premiação relacionados à divulgação científica. São eles: a revista online Coletiva (www.coletiva.org); o Portal Pesquisa Escolar online; o Engenho Massangana; o Museu do Homem do Nordeste; a editora Massangana; a Massangana Multimídia Produções e as atividades desenvolvidas nas edições anuais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento que a Fundaj participa desde 2004.

Para Freire, é fundamental que a divulgação científica esteja mais próxima da sociedade. Para isso, defende a necessidade do apoio público e privado que levem em conta diferenças regionais e estaduais. “Também precisamos de políticas permanentes para a ampliação e qualificação dos espaços de divulgação científica existentes”.

Fonte: Agência Gestão CT&I

Próximos Eventos