Durante esta sexta-feira e sábado, dias 28 e 29, cerca de 100 tutores e coordenadores dos Polos de EaD – Educação a Distância da UAB – Universidade Aberta do Brasil, de 12 cidades em todo o Tocantins, estão reunidos para discutir as ações já realizadas em cada Polo e trocar experiências, além de conhecer novas técnicas e interagir com representantes de outras regiões do Estado.
O I Fórum de Coordenadores e Tutores UAB é uma realização da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins e a abertura contou com a presença do reitor da instituição, Joaber Macedo, e do titular da Sedecti – Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Massuia. A secretaria é o órgão responsável pela administração dos Polos EaD no Estado, onde funcionam os cursos da Universidade Aberta.
Para o reitor da instituição, Joaber Macedo, essa é uma oportunidade de aproximar os profissionais e alinhar conhecimentos. “O contato com os alunos, no dia-a-dia é dos tutores e coordenadores e o nosso objetivo é capacitar essas pessoas para que o atendimento aos alunos seja cada vez melhor, para fazer com que também se sintam parte da universidade”.
A capacitação é uma das formas de qualificar mão de obra e movimentar ainda mais o mercado de trabalho. “Pessoas melhores qualificadas passam a receber melhores salários, a ter uma qualidade de vida melhor, consumir mais e demandar serviços de melhor qualidade. O que queremos é que o Tocantins, um Estado novo, seja um exemplo nesse sentido”, pontua Paulo Massuia, titular da Sedecti.
Quem participa do encontro, como o tutor do Polo Palmas, Jorge Zensque lembra que “essa parceria favorece a interação entre tutor, aluno e coordenador; e ainda possibilita a troca de experiências para que todos possam conhecer os casos de sucesso de outras cidades e aplicar onde houver problemas semelhantes, tudo isso fortalece o grupo”.
Segundo técnicos da Unitins, todas as informações levantadas durante os dois dias do Fórum – demandas, estratégias e sugestões – serão reunidas em uma Carta de Intenções que, ao final do evento, será encaminhada para a Sedecti e para a reitoria da Unitins, buscando atender às demandas dos técnicos da melhor maneira possível para atender aos alunos com mais qualidade.
Sobre a UAB
A UAB – Universidade Aberta do Brasil é desenvolvida no Tocantins através da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Sedecti – Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do MEC – Ministério da Educação. O objetivo é descentralizar a oferta do Ensino Superior no Brasil, proporcionando à população, que mora no interior do Estado, a oportunidade de estudar em cursos gratuitos de qualidade.
No Programa, as universidades públicas brasileiras oferecem cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância por meio dos Polos de EaD – Educação a Distância. No Tocantins, 24 municípios dispõem de Polos ofertando 33 cursos da UAB.
Fonte: SDCT-TO