+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Fórum Mundial: especialistas confirmam presença em reunião preparatória em Manaus

Articulado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), o 3º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência faz parte de uma série de reuniões com o objetivo de mobilizar um maior número de instituições de ensino e pesquisa e cientistas para o evento principal, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, em novembro de 2013. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site.

Manaus é a capital do Norte que reunirá cientistas de diversas áreas e representantes do poder público, no período de 28 a 30 de novembro, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), para debater temas importantes ligados à “Ciência para o desenvolvimento global – diversidade tropical e ciência para o desenvolvimento”.

Além das presenças garantidas dos gestores das instituições ligadas à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Amazonas, um dos nomes já confirmados é do pesquisador Adalberto Vieyra Rámon, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Rámon proferirá a palestra magna “Diversidade tropical e ciência para o desenvolvimento”, no dia 28 de novembro.

Outra presença confirmada é da cientista na Área de Gestão Educação e Difusão em Biociências e líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Ciência, Comunicação e Sociedade, Luisa Medeiros Massarani. A pesquisadora, que coordena o Museu da Vida da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz/RJ) e tem larga experiência em divulgação científica, participará da mesa redonda “Educação para socialização da ciência nos trópicos”, no dia 29 de novembro.

O doutor em Ciências Geológicas pela Universidade de Northwestern University e pesquisador da Universidade Federal do Acre (Ufac), Irving Foster Brown também confirmou presença. Ele participará da mesa redonda “Florestas tropicais, mitigação e adaptação a mudanças climáticas”, no dia 29.

Outros pesquisadores já confirmados são Roberto Dall’Agnoll e Katia Mendonça da Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Doutor Álvaro Diaz, da Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (Cepal)

TRANSMISSÃO AO VIVO PELO PORTAL CIÊNCIA EM PAUTA

Durante a reunião preparatória, o público que não puder comparecer nas dependências do Inpa, poderá acompanhar ao vivo as apresentações pelo Portal CIENCIA em PAUTA da SECTI-AM. O evento é coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

SAIBA MAIS SOBRE O FÓRUM MUNDIAL

Pela primeira vez em sua história, o Fórum ocorrerá fora da Hungria, país que deu origem ao evento. O 6º Fórum Mundial da Ciência será realizado em novembro de 2013, na cidade do Rio de Janeiro, com o tema “A Ciência para o Desenvolvimento Sustentável Global” e conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

A coordenação das ações do evento no Brasil é de responsabilidade o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com as principais instituições científicas e tecnológicas brasileiras e governos da América Latina e Caribe, além das instituições ligadas às questões de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), como a Academia Brasileira de Ciência (ABC), Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Financiadora de Projetos (Finep), Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) , Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), escritório da UNESCO no Brasil, entre outros.

SERVIÇO

Evento: 3º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência 2013

Data: 28 a 30 de novembro de 2012

Local: Auditório da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Endereço: Av. André Araújo, 2.936, Petrópolis– Manaus (AM)

Fonte: CIÊNCIAemPAUTA, por Laize Minelli

Próximos Eventos