Giro nos Estados

Fórum Mundial de Ciência: confira a programação do 3º Encontro Preparatório que começa hoje em Manaus

Começa hoje (28) em Manaus (AM), o 3º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência, programado para ser realizado em novembro de 2013 no Rio de Janeiro. O evento reúne cientistas, pesquisadores e especialistas de diversas áreas para discutirem importantes temas ligados à “Diversidade tropical e ciência para o desenvolvimento”.

Até sexta-feira na sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), serão apresentados estudos científicos e pesquisas ligadas ao trópico úmido, ciência para o uso de recursos naturais, florestas tropicais, mitigação e adaptação a mudanças climáticas.

Educação, ética e inclusão social para a redução da pobreza nos trópicos também serão discutidos com o objetivo de promover uma ampla discussão nacional para ser levada no âmbito internacional durante o Fórum Mundial de Ciência.

O Encontro na capital do Amazonas faz parte da programação das reuniões temáticas previstas para acontecer em sete capitais. São Paulo e Belo Horizonte foram as duas primeiras capitais que promoveram a discussão. Depois de Manaus, o próximo encontro será realizado em Salvador, de 5 a 7 de dezembro.

Os debates serão transmitidos ao vivo pelo sitehttp://www.secti.am.gov.br/.

Veja abaixo a programação de Manaus:

Dia: 28

Local: Auditório da Ciência – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa

14h30: Cadastramento e café de boas vindas.

15h: Abertura:Mesa solene composta por autoridades locais e nacionais.

16h:Palestra magna “Ciência e educação para o desenvolvimento” (Adalberto Ramón Vieyra – UFRJ).

Dia: 29

Local: Auditório da Ciência – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa

8h30: Trópico Úmido: singularidades, potencialidades, demandas para seu desenvolvimento e o papel da ciência (Philip M. Fearnside – Inpa).

10h: Intervalo para cofee-break.

10h30: Mesa redonda 1 – “Ciência para o uso de recursos naturais tropicais” (Moderador: Claudio Ruy V. da Fonseca – Inpa / Relatores: Geraldo Mendes – Inpa) – (Participantes: Charles Clement, do Inpa, Roberto Dall’Agnoll, da UFPA/ITVDS-Vale e Willian Magnussun, do Inpa).

12h: Intervalo para o almoço.

14h: Mesa redonda 2 – “Florestas tropicais, mitigação e adaptação a mudanças climáticas”. (Moderador: Rodrigo Augusto F. de Souza – Universidade Estadual do Amazonas (UEA) / Relatores: Antonio O. Manzi – Inpa e PrakkiSatyamurty- UEA) – (Participantes: Foster Brown, da UFAC, Niro Higuchi, do Inpa, Philip Fearnside, do Inpa e Celso Azevedo, da Embrapa).

15h30: Intervalo.

16h: Mesa redonda 3 – “Educação e cultura para formação de cientistas e inovadores nos trópicos” (Moderador: Hedinaldo Narciso Lima – UFAM / Relatores: Dalton Vilela – SECTI e Albertino Carvalho – UFAM) – (Participantes: Ana Carla Bruno, do Inpa, Arminda Mourão, da UFAM, Nilza Pereira Araujo, da UFRR e Niomar Pimenta, da FUCAPI).

Dia: 30

Local: Auditório da Ciência – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa

8h30: Mesa redonda 4 – “Ética e ciência na fronteira do conhecimento” (Moderador: Kátia Mendonça – UFPA / Relatores: Eduardo Taveira – SECTI) – (Participantes: Socorro Chaves, da UFAM, Plínio Jose Cavalcante Monteiro, da UFAM e Geraldo Mendes dos Santos, do Inpa).

10h: Intervalo.

10h30: Mesa redonda 5 – “Ciência para inclusão social e redução da pobreza nos trópicos” (Moderador: Roberto Sena Rocha – Fiocruz / Relatores: Edilson Souza – Fapeam e Aline Neves – SECT) – (Participantes: Adalberto Val, do Inpa, Alfredo Homma, da Embrapa/PA, Terezinha Fraxe, da UFAM  e Álvaro Diaz, da CEEPAL.

12h: Encerramento.

Fonte: Ascom da SBPC

Próximos Eventos