Giro nos Estados

Fórum de MPEs realizará capacitação em compras governamentais nos municípios sergipanos

A realização de um programa de capacitação em compras, através de processos licitatórios eletrônicos, para os municípios sergipanos, foi pauta da reunião ordinária do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, realizada nesta quinta-feira, 09, na Junta Comercial de Sergipe (Jucese). O encontro reuniu representantes das instituições integrantes do fórum, que discutiram temas relacionados aos comitês ‘Compras Governamentais’ e ‘Investimento e Financiamento’. Na ocasião ficou definido que o projeto piloto será realizado inicialmente nas cidades filiadas à Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames).

A iniciativa será através de acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Banco do Brasil e Fames, visando capacitar empresários e pregoeiros municipais em compras governamentais, nos 27 municípios que compõem a federação. “A ideia é capacitar as empresas sediadas nessas localidades, a fim de trabalharem com compras governamentais, visto que a quase totalidade desses municípios utiliza somente o pregão presencial”, destaca Aristides Ferreira Neto, representante da Seplag e titular do Comitê de Compras Governamentais, que na ocasião convidou os presentes para o lançamento do “Manual do Fornecedor”, agendado para o próximo dia 17, às 19h, no Sebrae.

De acordo com o técnico da Sedetec, Márcio Monteiro, coordenador do Fórum de MPEs, a capacitação vai acontecer em dois momentos, com focos distintos. “Agora em 2012 serão treinados empresários de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e em 2013 os servidores municipais também participarão de capacitações em oficinas simultâneas às das MPEs”, destacou Márcio ao explicar que o projeto será realizado em três datas, cada uma com a participação de nove municípios, e os treinamentos divididos em duas fases por conta das mudanças administrativas que devem acontecer no início de 2013.

Também durante o encontro foi discutida como pauta para a próxima reunião do Comitê de Tecnologia da Informação uma demanda da Associação das Empresas de Serviços de Processamento de Dados (Assespro), para que o Estado utilize o uso do poder de compra, a fim de fomentar o desenvolvimento do segmento em Sergipe.  Além dessa, novos assuntos serão pautados nas próximas reuniões do Comitê Temático de Compras Governamentais, em datas a serem confirmadas posteriormente, são eles: ‘Compras Sustentáveis e de Serviços’, ‘Análise de Risco de Atividade para MPEs’, e ‘Margem de Preferência’.
Fórum MPEs

O Fórum Estadual das MPEs é presidido pela Sedetec e constituído por sete Comitês Temáticos: Investimento e Financiamento, Desoneração e Desburocratização, Compras Governamentais e Uso do Poder de Compra, Comércio Exterior, Rede de Disseminação, Informação e Capacitação, Tecnologia e Inovação e Meio ambiente. “Cada comitê é coordenado por um representante de entidade de governo e um da iniciativa privada”, ressaltou Márcio Monteiro.
Participaram desta reunião os representantes da Sedetec, Seplag, Movimento Competitivo Sergipe (MCS), SergipeTec, Banese e Banco do Brasil.

Fonte: SEDETEC-SE

Próximos Eventos