+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Fórum de Energia apresentou um panorama das áreas eólica e solar no RN

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo, participou, no dia 14 de dezembro, da abertura da terceira edição do Fórum Estadual de Energia do Rio Grande do Norte. O auditório da Assembleia Legislativa do RN lotou com a presença de autoridades, empresários, estudantes, imprensa e demais interessados em discutir o cenário atual do setor energético no estado.

O Secretário ressaltou que esta edição do fórum energia é o mais importante, pois o evento ocorre em um cenário onde o segmento da produção de energia no RN está no auge de seu momento. O secretário parabenizou o CERNE, idealizadora do evento, pela escolha dos temas em debate devido sua relevância e contribuição para as discussões.

O diretor-presidente do CERNE, Jean-Paul Prates destacou a importância da revitalização da indústria do petróleo no segmento dos campos terrestres e o futuro do setor com as novas possibilidades vislumbradas com o descoberta do poço exploratório de petróleo em águas profundas situada na bacia de Pitu, litoral potiguar. O representante do CERNE destacou ainda a liderança do RN com o desenvolvimento do setor eólico no estado.

Para Jorge Camargo, presidente do instituto do Petróleo Brasileiro (IBP), os desafios regulatórios para a exploração do petróleo e gás brasileiro são os maiores problemas para um maior desenvolvimento do setor. Ele citou também os desafios da indústria petrolífera para os próximos anos: “produzir de energia de modo sustentável, em volume suficiente para atender a toda a crescente demanda global e a preços baixos”, concluiu.

O presidente da Redepetro RN, Gutemberg Dias, apresentou um panorama da cadeia de produção de petróleo e gás no Brasil e elencou, como um dos desafios para o segmento, a estabilização de postos de trabalho. “Também é necessário ampliar a cadeia de produção, para que mais investimentos sejam feitos no setor”, explicou Dias.

A plenária ainda contou com as presenças do Gerente Geral da Petrobrás na Unidade Operacional RNCE,Tuerte Rolim, e o Gerente da Refinaria Potiguar Clara Camarão, David Paulino. A sessão foi mediada pelo Diretor Setorial de Petróleo do CERNE, Fernando Lucena.

O III Fórum Estadual de Energia do RN apresentou um panorama completo e exclusivo das áreas eólica, solar e capacitação profissional.

Fonte: SEDEC-RN

Próximos Eventos