+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Fortaleza quer ser o hub para troca de tráfego Internet na América Latina

A capital do Ceará, Fortaleza, pode se consolidar como um hub para a Internet brasileira. Conforme explicou Milton Kaoru Kashiwakura, do NIC.br, durante o evento PTT Fórum 8, realizado dias 24 e 25 de novembro em São Paulo, os cabos submarinos vêm do Hemisférico Norte, passam por Fortaleza (apenas um passa por Salvador) e vão para Santos (SP) e Rio de Janeiro.

“O que tem acontecido, se você analisar os dados, é que o volume do tráfego brasileiro saía de SP e RJ, mas a partir de 2012 já se faz presente tráfego saindo de Fortaleza e Salvador”, comentou. A maior diferença é que antes os cabos só passavam pelas cidades do Nordeste, sem ter um roteador local, mas agora tem.

Aproveitando a localização das fibras, durante painel sobre cabos submarinos, Fernando carvalho, presidente Etice (Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará), salientou que o governo estadual vem incentivando a instalação de empresas que estejam interessadas em se instalar perto das FO ou dos PTT locais.

“Hoje, grande parte do tráfego que circula no Brasil é trocado em Miami (EUA) e é interessante que o tráfego da América do Sul seja trocado na região. E, por questão geográfica, Fortaleza é o ponto interessante para ter cabos submarinos”, destacou, lembrando que há incentivo da prefeitura de redução de Imposto sobre Serviço para quem alocar o data center na cidade.

Um consórcio formado pelas empresas Algar Telecom (Brasil), Antel (Uruguai), Angola Cables (Angola) e Google (Estados Unidos) já vislumbrou oportunidades e está à frente da construção de um cabo submarino que conectará as cidades brasileiras de Santos e Fortaleza com Boca Raton, no estado da Flórida, nos Estados Unidos, Em paralelo, Antel vai arquitetar um cabo submarino para conectar Brasil e Uruguai e a Angola Cables fará o mesmo para ligar Angola a Fortaleza, onde irá operar um data center. A cobertura completa do PTT Fórum pode ser vista no portal da Abranet.

*Roberta Prescott é do portal da Abranet

Fonte: Convergência Digital

Próximos Eventos