Giro nos Estados

Final do 2º Desafio Inova premia alunos com melhores projetos de negócios em SP

A agência Inova Paula Souza promove nesta sexta-feira, 27, a grande final da segunda edição do Desafio Inova Paula Souza de Ideias e Negócios. Após participarem de cinco etapas classificatórias, concorrendo com mais de 1,5 mil projetos de alunos de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado, os 15 finalistas apresentarão seus trabalhos a uma comissão julgadora que irá selecionar o “Melhor dos Melhores”. O evento será realizado às 14h30, na Administração Central do Centro Paula Souza (auditório verde), com transmissão ao vivo pelo site www.inovapaulasouza.sp.gov.br.

O critério para escolha dos vencedores será o poder de inovação, competitividade e condições de inserção no mercado a partir de um planejamento de negócios elaborado pelos alunos. Os projetos abrangem desde áreas como tecnologia da informação e agropecuária a processos industriais, atendendo inclusive setores em expansão, focados na sustentabilidade ambiental e na acessibilidade de pessoas com deficiência.

Para o diretor da Agência Inova Paula Souza, Oswaldo Massambani, o desafio é uma oportunidade de fortalecer a cultura empreendedora e desenvolver novos produtos e serviços. “São ideias bem estudadas do ponto de vista empresarial e tecnológico, com boas chances de conquistar o mercado”, explica.

Os três primeiros colocados do desafio receberão certificados e prêmios em dinheiro, oferecidos pelos patrocinadores do evento.

Conheça os 15 finalistas

Aplicativo para Interpretação de Pessoas Mudas

Etec Prof. Dr. Antônio Eufrásio de Toledo – Presidente Prudente
Aplicativo para smartphones, tablets e notebooks, que permite por meio da câmera integrada no dispositivo interpretar a linguagem de libras e transformá-la em áudio.

Automação do Mecanismo Dosador em Semeadoras
Fatec Shunji Nishimura – Pompeia
Equipamento instalado em máquinas semeadoras capaz de variar a quantidade de sementes depositadas no solo de forma eficiente, buscando a otimização de recursos.

Automação Industrial de Baixo Custo para Pequenas e Médias Indústrias
Fatec Jahu
Software acoplado a um sensor que faz monitoramento de equipamentos industriais e do ambiente em que estão instalados, controlando temperatura, umidade, vazão de água, consumo de energia e pressão.

Cadeira de Rodas Controlada por Voz
Etec Lauro Gomes – São Bernardo do Campo
Cadeira de rodas com uma placa eletrônica programada para receber comandos de voz via microfone, realizando automaticamente os movimentos solicitados.

CH4 – Soluções Sustentáveis
Fatec Deputado Roque Trevisan – Piracicaba
Aplicativo que simula potencial de produção de biogás em propriedades agropecuárias e também um sistema de monitoramento e controle remoto de biodigestores utilizando válvulas e sensores, que geram informações para avaliar o processo de produção de biogás em tempo real.

CIC Ciclo de Inovação Criativa
Fatec Sebrae – São Paulo
Plataforma on-line multimídia que oferece um método de inovação e criatividade para desenvolvimento de produtos e solução de problemas para aumentar a produtividade. Pode ser utilizado em empresas, escolas e setor público.

Climatização com Controle na Umidade Relativa do Ar Eliminando a Rede de Dreno
Etec Júlio de Mesquita – Santo André
Equipamento que reaproveita a água do ar-condicionado, devolvendo-a para o ambiente em forma de vapor, o que aumenta a umidade do ar e ajuda a baixar a temperatura, otimizando o processo e o consumo de energia elétrica, além de eliminar as redes de dreno para escoamento.

Enfarion, um Jogo de Tabuleiro Épico Medieval
Etec Aristóteles Ferreira – Santos
Jogo de tabuleiro com resolução por cartas, que pode ser jogado por três a sete pessoas. Por intermédio de um sistema dinâmico, cria ações para estimular a empatia e o trabalho em equipe entre os jogadores.

Guarda Volume com Leitor Biométrico
Fatec Catanduva
Sistema de fechadura com leitor óptico de impressão digital, que elimina o uso de chaves e pode ser implantado em armários de guarda volumes, trazendo maior conforto, facilidade e segurança.

Inosensor: Estatística Automática de Acesso ao Ambiente com Arduíno
Etec Paulino Botelho – São Carlos
Sensor automatizado que permite o controle de acesso e circulação de pessoas dentro de ambientes, de forma simples, rápida e confiável.

Pele Humana para Transplantes e Testes Farmacológicos
Etec Prof. Carmelino Corrêa Júnior – Franca
Pele artificial similar à humana desenvolvida a partir de sobras de couro suíno utilizado na indústria de calçados, com o objetivo de contribuir para o abastecimento de bancos de pele especializados e de hospitais, por meio de uma matéria-prima abundante e de baixo custo.

Sistema de Segurança contra Vazamento de Gás
Etec Albert Einstein – São Paulo
Equipamento eletrônico para ser instalado em fogões, fornos e aquecedores, com o objetivo de evitar o vazamento de gases combustíveis em ambientes domésticos e comerciais, prevenindo acidentes.

Social Fitness
Fatec Jales
Rede Social para praticantes de atividades físicas com uma plataforma de controle de treinos e exercícios. Interliga alunos e instrutores e facilita o acesso a informações, promovendo melhor rendimento nos treinos.

SPG – Step Power Generator (Gerador de Energia por Passo)
Etec Lauro Gomes – São Bernardo do Campo
Mochila que conta com um dispositivo para ser instalado no tênis, gerando energia para carregar equipamentos de baixa potência, como celular, tablet, aparelho de MP3, entre outros.

Virtual Band
Fatec Baixada Santista – Rubens Lara – Santos
Aplicativo para facilitar o aprendizado de instrumentos musicais por meio de computador conectado à internet e óculos de realidade aumentada.

Sobre a Inova Paula Souza

A agência Inova Paula Souza é o núcleo gestor de políticas de inovação tecnológica do Centro Paula Souza. Responsável por coordenar ações em parceria com empresas, setor público, incubadoras, órgãos de financiamento e institutos de ciência e tecnologia, tem como objetivo transformar pesquisas aplicadas em oportunidades de negócios. Atua nas Etecs e Fatecs em todo o Estado, oferecendo suporte em propriedade intelectual, prospecção tecnológica, inteligência competitiva e gestão empreendedora. Saiba mais

Serviço
Premiação do 2º Desafio Inova Paula Souza
Data: 27/03/2014
Horário: 14h30
Local: Centro Paula Souza – auditório verde
Rua General Couto de Magalhães, 145 – Santa Ifigênia – São Paulo (Prédio do Centro de Capacitações)

Fonte: Centro Paula Souza

Próximos Eventos