Giro nos Estados

Femarh apresenta metodologia para conferencia de resíduos sólidos de Rorainópolis

Analistas da Divisão de Educação Ambiental da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh),estiveram hoje em Rorainópolis, dia 12 de junho, no auditório da Universidade Estadual de Roraima (Uerr) para apresentar as propostas metodológicas que levarão a realização da Conferência Municipal de Meio Ambiente, com o tema voltado para os resíduos sólidos.
Segundo o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Femarh, Délio Tupinambá, a conferência devera abordar quatro eixos distintos, com os temas voltados para a produção e consumo sustentável, impactos ambientais, geração de trabalho emprego e renda, e, educação ambiental.
A analista ambiental da prefeitura de Rorainópolis Keila Dourado informou que a conferência deste município acontecera no dia 5 Julho de 2011. A metodologia consiste em apresentar o passo a passo que começa com o credenciamento e aponta para importância da comissão organizadora municipal a fim de que se estabeleça os critérios para a inscrição dos participantes de acordo com proporção estabelecida no regimento interno da realização da conferência. A sugestão dos analistas da Femarh é de que o prefeito, Adilson Soares de Almeida, decrete a formação da comissão organizadora e a defina da data para a realização da conferência municipal de Rorainópolis em um único ato administrativo, resumindo assim o processo administrativo que envolve a questão. A metodologia apresentada sugere que na solenidade de abertura haja a presença das autoridades constituídas dos diversos segmentos da sociedade de Rorainópolis, onde as falas devem ser resumida a fim de não prejudicar a programação do dia. Ao término do cerimonial, o presidente da Comissão Organizadora Municipal, o secretário de Meio Ambiente, Ciencia e Tecnologia, Rafael Mesquita apresentará o regimento que norteará a realização da conferência de resíduos sólidos do município de Rorainópolis. Em seguida os participantes serão divididos em quatro grupos de discussão, dentro dos eixos temáticos apresentados pelo Ministério do Meio Ambiente para a realização da quarta Conferência Nacional do Meio Ambiente de Resíduos sólidos. Estes grupos deverão levar em conta as questões orientadoras com a finalidade de manter o foco ao elaborar as ações, tendo em vista os conteúdos de cada eixo temático, onde as ações devem ser priorizadas para a implementação da política nacional de resíduos sólidos, considerando um padrão de produção e consumo menos impactante; a redução dos impactos ambientais; a inclusão social e a geração de empregos, trabalho e renda e a educação para o consumo sustentável. Ao final da conferencia de resíduos sólidos de Rorainópolis, a plenária devera eleger quinze delegados que vão participar da conferencia estadual, que será realizada em Boa vista, nos dias 13 e 14 de agosto de onde serão construídas as propostas que serão levadas a conferência nacional que será realizada em Brasília entre os dia 24 e 27 de outubro de 2013.
Fonte: Femact

Próximos Eventos