+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

FDE-SP usa analytics em novo portal de transparência

A Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), responsável por viabilizar a execução das políticas educacionais definidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, completa seus 30 anos com o lançamento do Portal da Transparência. O projeto “Fundação Aberta”, baseado na plataforma analítica da MicroStrategy, foi concebido com o objetivo de facilitar o acesso às informações referentes às áreas de contrato, obras e creches sob responsabilidade da instituição.

A FDE é um órgão ligado à Secretaria da Educação que tem como principal função implantar e gerir programas, projetos e ações destinadas a garantir o bom funcionamento da rede pública estadual de ensino. Entre suas principais atribuições estão construir escolas, reformar e adequar salas de aulas, prédios e outras instalações; oferecer materiais e equipamentos necessários ao sistema de educação de todo país e gerenciar sistemas de avaliação de rendimento escolar.

O Portal da Transparência é resultado de um processo de amadurecimento iniciado no ano passado, a partir do projeto piloto Painel de Informações. Com a entrada da nova presidência, em janeiro de 2017, a ideia foi consolidada e o painel transformou-se em um portal.

Os três painéis foram construídos utilizando a solução de BI da MicroStrategy. Desta forma, qualquer cidadão – seja ele professor, diretor ou até mesmo pai de aluno – consegue acompanhar informações sobre o trabalho realizado pela fundação em termos de obras e contratos, sem a necessidade de um login e senha.

No portal, o usuário seleciona um município dentro do mapa e consegue visualizar a situação atual e o histórico a respeito de cada obra realizada em uma escola ou creche, filtrando pelos status de homologada, em execução, paralisada ou concluída. Além disso, é possível acompanhar outras informações, como fotos das obras, valor investido e infraestrutura. Já na área de contratos, estão disponíveis todos os acordos já firmados pela fundação, sendo possível filtrar por tipo de serviço e vigência, por exemplo.

A segunda fase do projeto prevê a integração com os painéis de rede de suprimentos, tecnologia e escola família, o que deverá contribuir ainda mais para a facilidade de informações e a transparência dos recursos utilizados na melhoria da estrutura e da qualidade da educação do país.

Fonte: Teletime

Próximos Eventos