+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

FAPT – Tocantins lança resultados de editais e mais de 50% de projetos propostos foram amparados

Sem pesquisa não há desenvolvimento. Resultante dessa visão é a FAPT – Fundação de Amparo à Pesquisa, instituída em 31 de março de 2011, cujo objetivo é amparar o desenvolvimento científico e tecnológico no Tocantins. Dentre as ações empreendidas, a fundação passa a financiar projetos de pesquisa concentrados na difusão, no avanço e na aplicação do conhecimento científico e tecnológico, valorizando a formação e o aperfeiçoamento de pesquisadores. Essa postura, juntamente com a articulação com instituições de ensino e pesquisa, agências de fomento e a iniciativa privada, demonstra o zelo que o Governo do Estado tem dedicado à oferta de iguais condições de educação para os tocantinenses.

Com isso, a FAPT lançou neste ano de 2012, onze editais de incentivo a pesquisa e inovação, sendo dois deles frutos da celebração de Termo Cooperação Técnico-Financeiro entre a FAPT e o Grupo J.Demito, que tem por meta apoiar projetos de pesquisa e inovação científica e tecnológica capazes de desenvolver um modelo de protótipo para os processos de transporte e melhoria de minério da empresa, e o segundo visa financiar projetos de pesquisa e inovação científica e tecnológica para caracterização, transformação e aproveitamento de resíduos de mineração nas áreas agrícola, ambiental e de construção civil na empresa. Outro edital foi lançado em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Tocantins – Programa Theotônio Segurado – que visa financiar projetos inovadores de pesquisa no ensino médio nas escolas públicas do Tocantins. Os demais editais incluem programas como: Programa de bolsas de Doutorado na Universidade de Aveiro; Programa de apoio à pós-graduação – PAPG – Bolsas de mestrado e Doutorado; Demanda Universal; Programa de apoio à publicação de periódicos científicos; Programa de apoio à publicação de artigos científicos; programa de apoio a projetos de extensão em interface com a pesquisa; programa de apoio à apresentação de trabalhos em eventos científicos; e programa de apoio à realização de eventos científicos.

Nesta última semana, a FAPT apresentou o resultado dos programas de bolsas de Doutorado na Universidade de Aveiro, que dos 5 projetos submetidos todos foram contemplados; Programa de apoio à publicação de periódicos científicos, sendo contemplado  um projeto, de dois que foram submetidos; e o programa de apoio à apresentação de trabalhos em eventos científicos, que de 29 projetos submetidos, 11 foram contemplados, no qual pesquisadores irão apresentar seus trabalhos em eventos científicos internacionais na França, China, Canadá, e nacionais em Belém, Porto Alegre entre outros. Com o resultado destes três editais, a FAPT ampara à pesquisa no Tocantins com mais de 50% de aprovações, e não para por aí, os resultados dos demais programas têm previsão para sair até a segunda semana de outubro.

A FAPT também firmou parceria com a Eletronorte, no qual irá assinar no dia 19 de setembro termo de cooperação FAPT/Eletronorte para apoio técnico-financeiro, durante a 4ª Semana Eletronorte de Conhecimento e Inovação, em Palmas. Outras atividades que estão sendo realizadas na Fundação, ainda este ano de 2012, não podem deixar de ser mencionadas, como: participação junto com as FAP’s do Brasil, na elaboração do projeto do Código de Ciência e Tecnologia e Inovação, encaminhado ao Ministério de CT&I; e iniciativas junto às Universidades, FAP’s de outros estados, como Minas Gerais e São Paulo, às empresas privadas, às Federações e Associações no Tocantins.

Fonte: Samila Bonilha – Ascom FAPT

Próximos Eventos