+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

FAPITEC/SE realizará eventos do PPSUS

No próximo dia 18 de junho, a Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE), com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (SEDETEC), da Secretaria Estadual de Saúde (SES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Saúde, realizará o Seminário de Avaliação Final do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS).  E no dia 19, acontece a Oficina de Prioridades de Pesquisa em Saúde (para o convênio PPSUS 2012).

Estarão presentes nos eventos os representantes das Instituições de Ensino e Pesquisa, do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (DECIT/SCTIE) do Ministério da Saúde (MS) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os encontros acontecerão no auditório do Hotel Riverside – bairro Coroa do Meio, e são direcionados a pesquisadores, estudantes, técnicos e gestores das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

O PPSUS é uma ação conjunta de instituições federais e estaduais, que com a descentralização de recursos priorizam o atendimento às demandas específicas das Secretarias dos Estados na área da saúde, fomentando pesquisas voltadas para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa visa o fortalecimento da Política Nacional de Saúde, fortalecendo a pesquisa científica e tecnológica, de acordo com a necessidade de cada Estado. O programa tem a iniciativa do Ministério da Saúde, por meio do DECIT/SCTIE em parceria com o CNPq, as Fundações de Amparo a Pesquisas Estaduais (FAPs) e a SES.  

Programação

Na abertura do Seminário serão apresentados os Indicadores de Ciência e Tecnologia do Estado, com enfoque no PPSUS. Na sequência, haverá apresentação das pesquisas nas seguintes linhas temáticas de Políticas Públicas em Saúde, Saúde Mental, Epidemiologia e Rede Dengue, cujo objetivo será disseminar os resultados para a comunidade científica e gestores e profissionais da saúde, buscando estimular a aplicação desses resultados no SUS.

Durante a Oficina de Prioridades serão discutidas as linhas temáticas prioritárias para o próximo Convênio do PPSUS em Sergipe. Na abertura, a coordenadora de fomento à pesquisa em saúde do DECIT/MS abordará a importância de selecionar prioridades de pesquisa em saúde. Em seguida, a SES apresentará uma análise da situação de saúde do Estado e os principais desafios a serem enfrentados.

Inscrição

Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição disponível no site da FAPITEC/SE, na opção ‘Menu de Eventos’ (www.fapitec.se.gov.br), e em seguida, enviá-la para o e-mail ppsus.sergipe@fapitec.se.gov.br.

Mais informações nos telefones (79) 3259-3007/ 3259-0363, ou pelo e-mail: ppsus.sergipe@fapitec.se.gov.br

Fonte: SEDETEC-SE

Próximos Eventos