Giro nos Estados

Fapitec participa de reunião com criadores de camarão em Brejo Grande

O diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec), Heriberto Pinheiro Vieira se reuniu com produtores de camarão do Baixo São Francisco para apresentar as ações efetivas que a fundação vem executando no apoio ao desenvolvimento da criação do camarão (carcinicultura) no estado. O evento ocorreu na última quarta-feira, 06, no polo da Universidade Federal de Sergipe em Brejo Grande. Os produtores do crustáceo aproveitaram a oportunidade para reivindicar uma melhor flexibilização para regulamentar a atividade, novas tecnologias, projetos e pesquisas que possam desenvolver o setor de forma segura e sustentável. Cerca de 100 criadores estiveram presentes na reunião.

O diretor-presidente da Fapitec destacou dentre os trabalhos realizados pela Fapitec envolvendo a carcinicultura, o edital nº 04/2018, o qual selecionou propostas para áreas estratégicas no Alto Sertão e Baixo São Francisco. O objetivo do edital é apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

Heriberto Pinheiro Vieira expôs duas pesquisas aprovadas no edital de 2018 já em desenvolvimento: estudo sócioeconômico da cadeia produtiva da carcinicultura no Baixo São Francisco e a avaliação do impacto ambiental da carcinicultura no município de Brejo Grande/SE.

O encontro contou também a com participação dos seguintes órgãos: Associação Norte Sergipana de Aquicultura (Ansa), Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Pesca (Seagri), Superintendência do Patrimônio da União em Sergipe (SPU), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e prefeitura de Brejo Grande.

Fonte: Fapitec SE

Próximos Eventos