+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Fapitec apresenta resultados de pesquisas durante seminário

Avaliar os resultados e apresentar à sociedade o que foi observado pelos projetos de pesquisas do edital do Programa de Apoio e Desenvolvimento de Políticas Públicas (Naps). Com esse objetivo foi realizado na manhã desta quinta-feira, 20, o “Seminário de Avaliação Final, no auditório da Sociedade Semear, pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec-SE). O secretário Chico Dantas, do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), representou o governador em exercício, Belivaldo Chagas, e destacou a importância do evento realizado pela instituição que é uma de suas vinculadas.

“Desde sempre o governador Jackson Barreto tem a área de Ciência, Tecnologia e Inovação como de grande importância para o desenvolvimento de Sergipe. Esse é um compromisso permanente do governo que hoje colhe os frutos com a prestação de contas desses oito projetos de pesquisa, que certamente vão indicar um maior ganho de produtividade para o nosso Estado”, disse o secretário Chico Dantas, em seu discurso na abertura dos trabalhos. De acordo com ele, não foi à toa que governadores da região se reuniram para criar a Frente Nordestina de Governadores na área de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), a fim de discutir assuntos relacionados ao contexto e cobrar cada vez mais recursos para o Nordeste. “A ideia era ampliar os investimentos para a nossa região, já que temos uma população superior a 28% da total no país e os investimentos na área por parte da União não ultrapassam os 9%”, reforçou o secretário ao reafirmar o compromisso do governador em ampliar esses investimentos por parte do Governo Federal em Sergipe para essa área tão importante para o desenvolvimento.

De acordo com Ricardo Santana, diretor-presidente da Fapitec, o “Programa de Pesquisa em Políticas Públicas” teve as pesquisas contratadas no ano de 2013 e finalizadas agora no primeiro semestre de 2015. “O programa teve como objetivo contribuir para a análise, formulação e implementação de políticas públicas que venham atender as demandas sociais e institucionais das secretarias do Estado, nas áreas da saúde, educação, agricultura, meio ambiente, desenvolvimento econômico e infraestrutura”, disse ao destacar que o programa é fruto de uma parceria entre a Fapitec/Se e as secretarias de Estado da Saúde (SES); Educação (SEED); Agricultura e Desenvolvimento (Seagri); Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH); da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) e Sedetec.

Um dos estudos apresentados durante o seminário foi o da pesquisadora Raquel Freitag, coordenadora do projeto “Impacto da prova de redação do ENEM no currículo escolar da rede estadual de Sergipe”. Conforme ela destacou, foram observados os critérios da prova sob a percepção dos alunos e professores, para fazer um diagnóstico do que pode ser melhorado. “O Estado de Sergipe segue a média nacional das escolas públicas em termos de resultados, mas pudemos observar vários fatores em conjunto que explicam os baixos índices pontuados e é isso que vamos apresentar hoje, inclusive apontando o que deve ser feito para melhorar isso”, ressaltou Raquel.

Após a abertura oficial do seminário, quando também foi lançada a quarta edição da revista Pesquisa-SE, elaborada pela Fapitec, os coordenadores de cada projeto foram distribuídos em salas distintas, por área de conhecimento, para a apresentação das pesquisas aos participantes do evento que teve como público-alvo gestores e técnicos de secretarias estaduais e municipais, professores, pesquisadores, estudantes, representantes das instituições de ensino e pesquisa e público em geral. Também estiveram presentes no evento os secretários Mendonça Prado (SSP) e Olivier Chagas (Semarh).

Fonte: SEDETEC-SE

 

Próximos Eventos