+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Fapesq inicia inscrições para financiamento de Pesquisas para o SUS

O Governo do Estado da Paraíba, por intermédio da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), convida pesquisadores paraibanos a apresentarem projetos de pesquisa no âmbito do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS). A Chamada está com as inscrições abertas e é uma parceria com o Ministério da Saúde – MS, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde – Decit/SCTIE/MS e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. As propostas aprovadas nesta Chamada serão financiadas com recursos de capital e custeio, no valor global de R$ 1,5 milhão.

O PPSUS é estruturado pelo Decit/SCTIE/MS e parceiros para apoiar e fortalecer o desenvolvimento de projetos de pesquisa que busquem soluções para as prioridades de saúde e atendam as peculiaridades e especificidades de cada Unidade Federativa (UF). A aproximação entre os sistemas estaduais de saúde e de ciência e tecnologia e a comunidade científica, promovida pelo PPSUS, permite maior interação entre os atores locais para o fortalecimento da Política Nacional de Saúde (PNS).

A presente Chamada tem por objetivo fomentar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, mediante a seleção de propostas tendo como meta apoiar financeiramente projetos de pesquisa que promovam a melhoria da qualidade da atenção à saúde na Paraíba, representando significativa contribuição para o desenvolvimento da Ciência Tecnologia e Inovação em Saúde (CT&IS) no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).

As propostas devem ser apresentadas sob a forma de projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação contendo rigorosamente todos os itens previstos nesta Chamada e enviadas em versão eletrônica. O envio das propostas por meio eletrônico, deve ser feito por intermédio do Formulário contido no Sistema de Informação de Ciência e Tecnologia em Saúde (SISC&T), disponível no endereço http://sisct.saude.gov.br/sisct (Chamada FAPESQ No 005/2020 – Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde) e também deverão OBRIGATORIAMENTE ser encaminhadas através do sistema SIGFAPESQ (http://sigfapesq.ledes.net). Para acessar o formulário eletrônico, o proponente deverá criar seu cadastro conforme indicado no manual de cadastro para sistema (http://fapesqprod.codata.pb.gov.br/portal_fapesq/manual/manualparacadastrodepesquisadornosigfapesq.pdf/view).

As propostas devem atender a eixos temáticos e linhas de pesquisa estabelecidos na Oficina de Prioridades para a 7ª Edição do PPSUS, realizada na cidade de João Pessoa em 13 e 14/11/2019 (Obs. Dado que a pandemia ocasionada por COVID-19 ocorreu após a realização da OPP, foram inseridos nas linhas problemáticas pontuais sobre o tema a partir de consulta a SES-PB). Os eixos temáticos são: Doenças Transmissíveis e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT); Saúde Materna e Infantil; Regionalização; Educação Permanente na Saúde (EPS); Gestão da Atenção e dos Serviços Hospitalares. As propostas deverão ser enviadas até às 23:59h do dia 07/09/2020.

Acesse o Edital
Informações e dúvidas pelo e-mail programas-projetos@fapesq.rpp.br

Fonte: FAPESQ

Próximos Eventos