+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Fapesq e Seect lançam edital para apoiar pesquisas nas estações experimentais da Empaer

Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – Fapesq e a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia – Seect, convidam pesquisadores e extensionistas da Empaer – Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária e de instituições de ensino e/ou pesquisa com as quais a Empaer mantenha convênios de cooperação técnica, a apresentarem propostas para obtenção de apoio financeiro de áreas estratégicas para o desenvolvimento socioeconômico de populações socialmente vulneráveis no semiárido paraibano. Serão investidos recursos totais oriundos do orçamento estadual, da ordem de R$ 800 mil, podendo ser apresentada uma proposta por cada estação experimental no valor máximo de até R$ 100 mil, para a execução das atividades de pesquisa e desenvolvimento.

O Edital tem por objetivo apoiar financeiramente as Estações Experimentais de Pesquisa da Empaer, a gestão das atividades de pesquisas científicas, desenvolvimento, inovação tecnológica, extensão rural e conservação dos recursos genéticos vegetais e animais nelas existentes de forma que as mesmas atendam as demandas dos produtores rurais do Estado da Paraíba, e sirvam como centros de demonstração e capacitação de alunos da rede pública de ensino estadual.

As propostas deverão ser submetidas até às 17h do dia 24/09/2021, para apoio financeiro das atividades de pesquisas científicas, desenvolvimento, inovação tecnológica, extensão rural nas Estações Experimentais de Pesquisa da Empaer, com a finalidade de atender as demandas de aulas práticas da rede estadual de ensino. Ao projetos deverão ser elaborados pelas equipes de pesquisadores de cada estação experimental sob a coordenação do gerente de pesquisa e supervisão do chefe da estação, e cada uma delas deverá ter como proponente um pesquisador da instituição, identificado como responsável técnico.

O lançamento do edital será nesta quinta-feira (9) e o início das inscrições a partir do dia 10. O proponente deverá fazer um cadastro no sistema SIGFAPESQ através do link: http://sigfapesq.ledes.net. Caso o proponente já possua cadastro no sistema SIGFAPESQ, basta recuperar a senha através do link http://sigfapesq.ledes.net. O resultado final da seleção das propostas está previsto para ser divulgado até o dia 21/10/2021, na página da FAPESQ, no seguinte endereço: http://www.fapesq.rpp.br e no Diário Oficial do Estado da Paraíba. O prazo de execução de cada proposta contratada é de até 15 meses, contados a partir da data de publicação do extrato do termo de outorga no Diário Oficial do Estado de Paraíba, podendo ser renovados por igual período caso existam recursos disponíveis e seja interesse das partes. Neste caso, deverão ser indicados novos recursos para continuidade das ações.

Em virtude da pandemia do COVID-19, esclarecimentos e informações adicionais acerca deste Edital podem ser obtidos EXCLUSIVAMENTE pelo endereço eletrônico programasprojetos@fapesq.rpp.br no horário: segundas às sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30.

O edital está disponível aqui.

Fonte: Fapesq em 05/10/2021

Próximos Eventos