+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Fapesq divulga resultado da 1ª etapa do Edital PPSUS na Paraíba

Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e o Ministério da Saúde tornam público o resultado da primeira etapa do Edital FAPESQ/MS Nº 05/2020 PROGRAMA PESQUISA PARA O SUS: Gestão Compartilhada em Saúde – PPSUS. Foram divulgadas as propostas recomendadas e não recomendadas para a próxima fase de avaliação.

Os projetos RECOMENDADOS ficam convocados para a COMISSÃO DE AVALIAÇÃO PRESENCIAL (CAP) que será realizada entre os dias 23 e 24/11/2020, em programação a ser divulgada, de acordo com o cronograma do edital. Os projetos aqui recomendados estão automaticamente convocados para a CAP. Em caso de recursos e mudança de status de “não recomendado” para “recomendado”, as propostas que assim se enquadrarem seguirão as mesmas datas de apresentação, não havendo possibilidade de mudança de datas.

Devido ao distanciamento social ocasionado pela pandemia de COVID-19 no ano de 2020, a CAP será realizada por meio de reuniões virtuais, por chamada de vídeo, a serem acessadas por meio de links divulgados aos convocados no ato da divulgação do cronograma de apresentações.

A Fapesq não se responsabiliza por problemas de conexão ou atraso no acesso dos candidatos ao link, sob a pena de desclassificação do processo.

O que é o Edital

Trata-se de Chamada do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS), ação do Governo do Estado da Paraíba, por intermédio da Fapesq e da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), em parceria com o Ministério da Saúde – MS, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde – Decit/SCTIE/MS e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. As propostas aprovadas nesta Chamada serão financiadas com recursos de capital e custeio, no valor global de R$ 1,5 milhão.

PPSUS é estruturado pelo Decit/SCTIE/MS e parceiros para apoiar e fortalecer o desenvolvimento de projetos de pesquisa que busquem soluções para as prioridades de saúde e atendam as peculiaridades e especificidades de cada Unidade Federativa (UF). A aproximação entre os sistemas estaduais de saúde e de ciência e tecnologia e a comunidade científica, promovida pelo PPSUS, permite maior interação entre os atores locais para o fortalecimento da Política Nacional de Saúde (PNS).

A presente Chamada tem por objetivo fomentar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, mediante a seleção de propostas tendo como meta apoiar financeiramente projetos de pesquisa que promovam a melhoria da qualidade da atenção à saúde na Paraíba, representando significativa contribuição para o desenvolvimento da Ciência Tecnologia e Inovação em Saúde (CT&IS) no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).

Veja aqui a lista dos projetos selecionados na Etapa 1.

Fonte: Fapesq PB

Próximos Eventos