+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

FAPESQ abre inscrições para selecionar laboratórios para atuarem nos setores produtivos da PB

Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESQ coloca à disposição das Instituições de Ensino Superior – IES e das Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs, sediadas na Paraíba, a Consulta Pública CredLab – Etapa 1 para seleção de laboratórios, instalados e em funcionamento, potenciais candidatos a credenciamento ou acreditação oficial para realização de ensaios laboratoriais de técnicas, processos e/ou produtos de interesse dos setores produtivos da Paraíba.

Esta Consulta Pública busca identificar as condições atuais dos laboratórios candidatos, no que se refere à infraestrutura instalada, aos pesquisadores neles atuantes, ao pessoal técnico permanente disponível e à experiência comprovada em ensaios laboratoriais de técnicas, processos e/ou produtos, bem como receber orçamento relacionado aos itens complementares necessários, a fim de que possam atingir as condições que os habilitem a credenciar-se junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA ou ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO.

Importante ressaltar que as informações prestadas pelos proponentes, inclusive os orçamentos, em resposta a esta Consulta Pública, não terão finalidade outra, senão servirem de parâmetros para estimativa de critérios, itens de dispêndio – custeio e/ou capital – e respectivos valores a serem oportunamente pré-estabelecidos pela FAPESQ, constituindo-se na primeira etapa do processo seletivo.

Com base na análise das informações acima referidas, nas prioridades estratégicas do Plano de Governo do Estado da Paraíba e na disponibilidade orçamentário-financeira da FAPESQ, a Fundação publicará o Edital CredLab – Etapa 2, ação conclusiva do processo seletivo, destinado a receber, exclusivamente dos proponentes que tenham participado da Etapa 1 e tenham sido pré-selecionados, respostas mais detalhadas, realizar o prévio enquadramento e a análise das mesmas e publicar o resultado final.

Poderão participar laboratório que realize ensaios laboratoriais de técnicas, processos e/ou produtos, já implantado e em pleno funcionamento, instalado em Instituição de Ensino Superior – IES ou em Instituição de Ciência e Tecnologia – ICT, ambas com personalidade de direito público e sediadas no Estado da Paraíba. A consulta pública CredLab (Etapa 1) estará aberta até às 17h do dia 17 de setembro de 2021. O Resultado será divulgado até o dia 01 de outubro de 2021.

Para participar os laboratórios interessados devem preencher os formulários por meio do endereço eletrônico https://forms.gle/m3KfAo8EYiupDzfR8. Em virtude da pandemia do COVID-19, esclarecimentos e informações adicionais acerca da Consulta Pública podem ser obtidos EXCLUSIVAMENTE pelo endereço eletrônico programas-projetos@fapesq.rpp.br no horário de segundas às sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30.

De acordo com o presidente da FAPESQ, Roberto Germano, o governo do estado só vai poder levantar a necessidade de investimento no setor a partir dessa consulta (Etapa 1) para só então verificar as possibilidades de atender as necessidades dos setores produtivos.

O documento para a Consulta Pública está disponível aqui.

Fonte: Fapesq em 09/09/2021

Próximos Eventos