+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Fapespa, Sectet, PCT Guamá e Conjove discutem apoio ao empreendedorismo no Pará

Gestores da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa) reuniram-se com representantes da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT Guamá) e do Conselho de Jovens Empresários (Conjove), na segunda-feira (25), para debater o fomento a empresas recém-criadas, conhecidas como startups.

O presidente da Fapespa, Eduardo Costa, ressaltou o apoio dado pela instituição a dezesseis empresas, por meio do Programa Tecnova Pará, e acrescentou que a Fundação tem interesse em participar do Programa de Aceleração de Empresas de Base Tecnológica, capitaneado pelo PCT Guamá e apresentado na ocasião. “Nós queremos construir uma rede, um grupo no que se refere a projetos inovadores, que possam complementar o que já vem sendo trabalhado e alavancar de fato o desenvolvimento do estado”, disse Costa.

Para o diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém, a ideia apoiar empresas que estão começando, oferecer capacitação e aperfeiçoamento de projetos inovadores. “A Fapespa será de grande importância, pois seu papel é estratégico nesse contexto enquanto fundação de amparo à pesquisa no estado”, explicou Abelém.

O diretor científico da Sectet, João Pinho, avaliou a reunião como um importante passo para o estímulo de empresas novas que possam contribuir para a economia do estado crescer “É uma proposta muito boa para o desenvolvimento de empresas paraenses que tenham base tecnológica e daqui para frente nós iremos ver as formas de tornar isso viável”, destacou.

“Nós queremos estimular e formar empresas que gerem emprego qualificado para o estado do Pará com a participação da academia, do poder público e das entidades empresariais para que a gente possa gerar demandas, mas também gerar condições para que essas empresas se desenvolvam, criando um modelo que possa ser replicado” finalizou Leonardo Daher, vice-presidente do Conjove.

Fonte: SECTET-PA

Próximos Eventos