+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Fapesc é co-organizadora do Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência 2013

A Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Sul está organizando, em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o 6º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência 2013, que terá como tema Clima, Saúde e Alimentos – Desafios da Ciência na América do Sul. O evento ocorre nos dias 13 e 14 de maio, na sala II – Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O Fórum Mundial de Ciência vai ocorrer nos dias 25 e 26 de novembro no Rio de Janeiro e está sendo precedido de debates regionais, em diferentes capitais do país, para discutir questões relacionadas aos principais desafios da ciência no século XXI. É a primeira vez que o Brasil está sediando o evento.

No encontro preparatório de Porto Alegre – o penúltimo antes da realização do Fórum – o debate será sobre o papel da ciência, tecnologia e inovação nas questões relacionadas ao clima e ao manejo sustentável dos biomas, as contribuições científicas e tecnológicas  sobre o tema e sua relação com a perspectiva do desenvolvimento sustentável, além de outros temas. Para isso, foram convidados palestrantes de universidades, instituições de pesquisa e órgãos governamentais que atuam na área de ciência, inovação e tecnologia, clima, produção agrícola, saúde, educação, entre outros.

Participam da comissão organizadora do evento, coordenada pela secretária adjunta da SCIT Guissia Hauser, representantes da UFRGS, Fapergs, Fiergs, PUC/RS, Fapesc (SC) e SETI (PR).

Santa Catarina estará sendo representada no encontro pelo presidente da Fapesc, Sergio Gargioni, pelo diretor técnico-científico dessa Fundação, Sebastião Iberes Lopes Melo, e por dois pesquisadores:

Angelo Mendes Massignam
 – Pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC. Ele participará da Mesa Redonda (dia 13/05) – Sessão 1: “Clima, Educação e Desenvolvimento Sustentável
Tema da Palestra: Mudanças Climáticas e a Inovação para a Produção de grãos

Rubens Onofre Nodari – Professor titular UFSC – Coord PPG em Recursos Genéticos Vegetais
Ele participará da Mesa Redonda (dia 14/05) -Sessão 3: “Produção de Alimentos e o Desenvolvimento Inclusivo
Tema da Palestra: Sistemas de Produação Agricola e Inovação Tecnológica: Da Transgenia à Produção Orgânica

Fonte: Fapesc

Próximos Eventos