+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Fapesb comemora aniversário com entrega do prêmio Roberto Santos

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) participou, nesta quinta-feira (27), das festividades em comemoração ao aniversário da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), na sede da instituição. Na ocasião, o secretário da Secti, Manoel Mendonça representou o governador Rui Costa entregando o Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico.

A titulação foi concedida ao professor titular do Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal da Bahia e da Fiocruz/Bahia, Maurício Lima Barreto. “É uma honra muito grande. É um privilégio ter recebido esse prêmio, aumentando o compromisso como pesquisador, com o estado, com as instituições locais de desenvolvimento científico e treinamento das novas gerações. O prêmio é uma marca e a vida continua com os projetos”, disse Barreto.

O secretário da Secti saudou a Fapesb pelo trabalho realizado ao longo destes 14 anos de existência e ressaltou a homenagem feita ao professor e ex-governador da Bahia Roberto Santos, que atualmente é presidente da Academia de Ciências da Bahia. “Acho que nomear este prêmio com este nome é uma honra para Fapesb e para o estado. Foi uma ideia muito feliz do professor Eduardo, de premiar todo ano um pesquisador que mais se destaca na área de ciências”.

Fundada em 2001, através da Lei Nº 7.888, a Fapesb está vinculada a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia desde 2003. A instituição atua no fomento e desenvolvimento de projetos no campo de C,T&I, por meio de editais e bolsas de pesquisa. Nos últimos anos foram investidos cerca de R$ 585 milhões em programas e projetos através de 200 editais e chamadas públicas.

Fonte: SECTI-BA

Próximos Eventos