+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Fapesb celebra 20 anos com ato festivo da produção científica baiana

Setecentos e setenta milhões de reais investidos em pesquisa e 270 editais lançados. Esses são apenas alguns dos expressivos números alcançados pela Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb) nos seus 20 anos de existência. Para comemorar a data, um ato festivo  será celebrado na próxima sexta-feira (27), a partir das 10h, com transmissão pelo Canal youtube.com/sectibahia. Com a presença de autoridades e atores dos ecossistemas de ciência, tecnologia e inovação, a Fapesb encerra o mês festivo de aniversário que contou ainda com lançamento de edital, revista e realização de seminários. 
De acordo com Adélia Pinheiro, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, pasta à qual a Fapesb é vinculada, além de festivo, o evento demonstra o engajamento da Bahia, através do Governo do Estado, em apoiar a formação de pessoas e o desenvolvimento científico e tecnológico. “É necessário destacarmos a importância desse sistema científico, tecnológico e inovador do Estado, posicionando a Fapesb como grande referência no fomento à CT&I para pesquisadoras e pesquisadores de toda a Bahia. Esta comemoração mostra os bons resultados alcançados pela Fapesb ao longo desses 20 anos, mas também reforça o nosso compromisso com a pesquisa e o desenvolvimento de projetos que retornam em benefícios para a sociedade”, celebra.
O diretor Geral da Fapesb, Márcio Costa, destaca o apoio de instituições parceiras e a importância de manter esses vínculos para a Fundação. “Se chegamos até essas duas décadas de existência, com certeza tivemos grande contribuição de estudantes, professores e demais parceiros, como as universidades, institutos, centros de pesquisa, além de entidades, como a FIEB e a Fecomércio. Então, ninguém melhor do que os próprios para celebrar esta data, que apesar de ser o aniversário da Fapesb, representa uma conquista em comum de todos aqueles que batalham pela promoção da ciência e o avanço da inovação no Estado”, afirmou.
Comemorações
No mês em que comemora seu aniversário, a Fapesb lançou uma série de eventos semanais, até a data oficial de celebração, 27 de agosto, para movimentar o sistema de CT&I local e reiterar na sociedade a importância da Fundação. No início de agosto, foi lançado o edital Tecnova 2, para apoiar empresas inovadoras, com investimento de R$ 2 milhões, junto a uma revista que apresentava os resultados alcançados pelas empresas selecionadas na primeira edição do projeto. Além disso, dois seminários foram realizados, um com foco em debater o combate à Covid-19, através de pesquisa científica, apresentando resultados dos participantes de um edital criado justamente com esta prerrogativa. Já o segundo seminário, evento que antecedeu a comemoração oficial desta sexta, focou em tirar dúvidas e apresentar as formas como o Novo Marco Legal de CT&I beneficiam a Bahia.

Fonte: Fapesb em 26/08/2021

Próximos Eventos