+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Fapesb apoia IV Encontro de Turismo de Base Comunitária e Economia Solidária

De 12 a 16 de novembro, acontecerá o IV Encontro de Turismo de Base Comunitária e Economia Solidária – IV ETBCES, no Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, situado na Rua Saturno, sem número, Pernambués, Salvador. O evento é organizado pelo grupo Cultarte (grupo organizado por um coletivo de artesãos e artistas), pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP da UNEB e coordenado pela professora Francisca de Paula. O IV ETBCES faz parte de um grande projeto desenvolvido no bairro do Cabula, denominado Turismo de Base Comunitária – TBC.

 

A professora Francisca de Paula vem desenvolvendo, há cinco anos, diversos projetos no entorno da Universidade, que incluem a organização de roteiros turísticos alternativos, responsáveis, sustentáveis e solidários – RTUARSS nos bairros do entorno da UNEB, no Cabula. O trabalho de pesquisa, extensão e ensino é voltado para a valorização cultural das comunidades, focado na educação e no desenvolvimento local com protagonismo social e comunitário. Nestes roteiros, mais diversificados, as próprias comunidades, de forma integrada e coletiva, oferecem saberes e fazeres, por meio dos quais visitantes e turistas conhecem de perto o seu estilo de vida e têm oportunidade de conviver com os moradores, conhecendo a cultura local e regional.

 

“O projeto de Turismo de Base Comunitária valoriza o jeito que os moradores das comunidades vivem, como eles são, e eles começam a se dar conta de que têm valor”, explica Francisca de Paula. “Os turistas não vão chegar, tirar a fotografia e ir embora. Eles vão chegar, conhecer, participar da vida, do cotidiano dessas pessoas”, afirma.

O IV ETBCES acontece juntamente com a III Mostra de Cultura e Produção Associada ao Turismo e à Economia Solidária – MCPATES; e a II Feira de Meio Ambiente e Saúde – FMAS. A programação inclui palestras, apresentações culturais, cursos e oficinas. Nos dias 15 e 16 estão agendadas visitas às comunidades. As informações podem ser encontradas no facebook: https://www.facebook.com/tbcUneb .

 

Confira a programação.

 

Fonte: Ascom/Fapesb

Próximos Eventos