Giro nos Estados

Fapes apoia o evento sobre o trabalho do naturalista Alfred Russel Wallace

Visando o desenvolvimento da ciência no Espírito Santo a Fundação de Amparo a Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) está apoiando o evento “Wallace 100: Celebração da vida do naturalista Alfred Russel Wallace (1823 – 1913)”, que será realizado nesta quinta-feira (07), no Cineclube Metrópolis na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O evento contará com a presença de professores e alunos interessados em discutir sobre a evolução e biogeografia.

O evento apoiado por meio do Edital Fapes 05/2013 – Organização de Evento tem como objetivo divulgar a importância de Alfred Russel Wallace para ciência e discutir o paradigma atual das disciplinas Evolução e Biogeografia, além de promover uma troca de experiências e conhecimentos entre professores, alunos e pesquisadores.

O coordenador geral do evento, o professor do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA-UFES) Áureo Banhos explica sobre do apoio da Fapes. “A Fapes é de fundamental importância para apoiar o desenvolvimento científico no Espírito Santo, estimular a formação de recursos humanos voltados para ciência e popularizar e difundir o conhecimento científico. Desde setembro de 2010, quando ingressei como professor da Ufes, pude contar com o apoio da Fapes”, disse.

Taissa Rodrigues, outra coordenadora do evento e professora do CCA-UFES, relata a importância de um evento como este em nosso estado, “Estamos muito satisfeitos com o evento que ocorrerá em Vitória. Wallace foi um dos naturalistas mais importantes e ficamos muito felizes por organizarmos um dos poucos eventos no Brasil que relembra sua obra e legado no centenário de sua morte. Será uma excelente oportunidade para alunos e professores capixabas discutirem sobre evolução e, principalmente, biogeografia. Apesar de suas contribuições para a evolução serem as mais celebradas, seus estudos em biogeografia definiu muito do que ainda estudamos hoje, e particularmente seus estudos na Amazônia brasileira”, contou.

Alfred Russel Wallace 

Alfred Russel Wallace (1823-1913) foi um homem de muitos talentos, um explorador, colecionador, naturalista, geógrafo, antropólogo e crítico político. Ele teve a ideia revolucionária da Evolução por Seleção Natural de forma totalmente independente de Charles Darwin (1809-1882), uma teoria inovadora que mudou a nossa forma de entender o mundo natural e nós mesmos. Wallace foi o primeiro a propor uma geografia das espécies, dessa forma, é considerado também um dos precursores da Biogeografia.

Fonte: FAPES-ES

Próximos Eventos