+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

FAPERN lança edital de mais de R$ 1 milhão para pesquisas no SUS

Uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), vai fomentar pesquisas voltadas para o Sistema Único de Saúde (SUS). O edital, no valor de 1,6 milhão, tem entre outros objetivos desenvolver estudos sobre doenças tropicais como Dengue, Zika vírus e Chikungunya. “Nesse momento é de grande interesse uma pesquisa nessa área de doenças tropicais para que possamos ir em busca de uma solução para esses casos”, enfatizou o diretor científico da FAPERN, Laurence Bittencourt. Além de apoiar atividades de pesquisa, mediante aporte de recursos financeiros, o Programa de Pesquisa para o SUS (Ppsus) vai englobar projetos que promovam o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação na área da saúde com objetivo de fortalecer o SUS no Estado.

O Ppsus, que está na sua quarta edição no Rio Grande do Norte, abrange linhas temáticas divididas em cinco eixos: Gestão e Organização das Redes de Atenção à Saúde;  Gestão do Trabalho e Educação Permanente em Saúde;  Vigilância de Riscos e Agravos;  Atenção à Saúde com Equidade e Integralidade e Inovação Tecnológica em Saúde.

Nas três primeiras edições, foram beneficiados 68 projetos no estado.  Os pesquisadores interessados devem acessar a página do Ministério da Saúde (http://portal2.saude.gov.br/sisct/)  e submeter suas propostas no endereço eletrônico através do formulário online contido no Sistema de Informação de Ciência e Tecnologia em Saúde (SISC&T) até o dia 6 de maio deste ano. Após o preenchimento do formulário, as propostas impressas devem ser enviadas para a sede da FAPERN, exclusivamente via Correios, por meio de Sedex com Aviso de Recebimento (AR) até o dia 6 de maio.

Fonte: Fapern

Próximos Eventos