Giro nos Estados

Faperj divulga calendário de bolsas e auxílios para 2013

A diretoria da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) divulgou, nesta quinta-feira (27/12), o Calendário de Bolsas e Auxílios para 2013 do Programa Básico de fomento da Fundação. O calendário mantém características semelhantes ao praticado em 2012.

As primeiras modalidades a receberem projetos são o auxílios para Organização de Eventos (APQ 2) e Participação em Reunião Científica (APQ 5), que começam a receber propostas no dia 3 de janeiro, para eventos com previsão de realização de julho a dezembro de 2013.

A grande novidade é a inclusão do Auxílio para a Inserção de Novas Tecnologias no Mercado (ADT 2) no calendário regular do Programa Básico. O ADT 2 é a modalidade de auxílio destinada à divulgação e/ou comercialização de resultados de pesquisas que obtiveram apoio da Faperj, seja na forma de produtos ou serviços prontos para a comercialização, seja na forma de tecnologias a serem transferidas, podendo, eventualmente, incluir as atividades de proteção da propriedade intelectual. O período de inscrição de propostas será  de 23 de maio a 22 de agosto, com previsão de resultados a partir de outubro de 2013.

Outra novidade, implementada desde agosto deste ano, é que não há mais necessidade de entrega de cópia impressa da documentação no setor de protocolo da Fundação; somente após a concessão, por ocasião da assinatura do Termo de Outorga é que deverá ser entregue a ficha de inscrição correspondente, com as assinaturas e carimbos requeridos.

 As submissões de bolsas de pós-doutorado recém-doutor (PDR) permanecem suspensas do calendário regular, tendo em vista a previsão de edital específico, a ser lançado ainda no primeiro semestre, como parte do acordo de cooperação com Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), para o Programa de Pós-Doutorado no Estado do Rio de Janeiro (PAPDRJ).

Os interessados em submeter propostas nas modalidades do Programa Básico de fomento da Fundação devem estar com cadastro atualizado no Sistema inFAPERJ, preencher os critérios de elegibilidade previstos no Manual de Bolsas e Auxílios da Faperj e não podem estar inadimplentes. Para conhecer o Calendário de Bolsas e Auxílios 2013 clique AQUI.

Fonte: SCT-RJ

Próximos Eventos