+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Fapergs lança o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2015 e a Exposição Túnel do Tempo

O Prêmio Pesquisador Gaúcho 2015, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), foi lançado nesta segunda-feira (8), no saguão da Assembléia Legislativa, em Porto Alegre. A iniciativa é uma realização da Fapergs, órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Tecnológico, que tem como objetivo reconhecer o trabalho dos pesquisadores nas mais diversas áreas do conhecimento.

O concurso considera também, a importância de investir em Pesquisa, Ciência, Tecnologia e Inovação para alavancar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. No local, acontece a Exposição Túnel do Tempo em comemoração aos 50 anos da fundação.

Ao relatar as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para o segmento, nos últimos quatro anos, o secretário da pasta, Cleber Prodanov, destacou o novo momento que vive a Fundação. “Acreditamos na instituição, consideramos relevante para nossa política de desenvolvimento, criamos mecanismos e parcerias de estímulo e fomento à pesquisa, de modo a aproximar o conhecimento e a inovação dos setores produtivos do Rio Grande do Sul”, afirmou o secretário, um dos homenageados no evento. Além de Prodanov, foram homenageadas personalidades que, de alguma maneira, contribuíram para o fortalecimento e reconhecimento da importância do fomento à pesquisa no Estado.

Prêmio 2015 – Ano Internacional da Luz
O Prêmio Pesquisador Gaúcho é um estimulo à cultura da inovação nas cadeias produtivas do estado e da busca por soluções tecnológicas ambientalmente sustentáveis. Na edição 2015 sete áreas do conhecimento serão contempladas na Modalidade Pesquisador Destaque: Ciências Humanas e Sociais; Ciência Saúde; Ciências Agrárias; Economia e Administração; Educação e Psicologia, Artes e Letras; Ciências Biológicas. Além das categorias que reconhecem jovens pesquisadores, a distinção pretende reconhecer pesquisas alusivas ao Ano Internacional da Luz decretado pela ONU, para celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.

Fonte: SCIT-RS

Próximos Eventos