+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Fapergs divulga vencedores em prêmio que reconhece destaques da pesquisa gaúcha

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (Scit), divulgou nesta quarta-feira (1º) os destaques da pesquisa científica gaúcha. Principal distinção voltada à ciência e tecnologia do Estado, o Prêmio Pesquisador Gaúcho vai agraciar 14 pesquisadores responsáveis por estudos em cinco campos do conhecimento, na indústria e em inovação tecnológica. A premiação demonstra a importância do papel da pesquisa na melhoria de vida da sociedade.

A lista inclui doutores, jovens doutores, graduados ou pós-graduados, alunos de graduação, de ensino técnico, jovens cursando o ensino médio e pesquisadores atuantes em micro e pequenas empresas. Nesta 4ª edição, a Fapergs recebeu 78 indicações nas sete categorias em disputa. Os nomes foram escolhidos após seleção criteriosa da Comissão Julgadora, formada por 17 profissionais reconhecidos em nível estadual.

A diretora-presidente da fundação, Nádya Pesce da Silveira, comemorou o aumento das indicações e lembrou que, desde a primeira edição em 2011, a preocupação sempre foi aproximar a academia científica do setor produtivo e empresarial. “Além das áreas tradicionais, também premiamos áreas mais tecnológicas no sentido de resgatar o passado. Pessoas e pesquisadores que contribuíram significativamente para o desenvolvimento estadual”, acrescentou.

Cerimônia
Os troféus serão entregues no dia 22 de outubro, em jantar no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), às 20h. Neste ano, a categoria especial homenageia o Ano Internacional da Agricultura Familiar. O regulamento está disponível no site www.premiopesquisadorgaucho.rs.gov.br.

Confira os vencedores:

– Pesquisador Destaque em sete áreas do conhecimento:
Engenharia – Andrea Moura Bernardes (UFRGS)
Física e Astronomia – Yan Levin (UFRGS)
Matemática, Estatística e Computação – César Augusto Fonticielha de Rose (PUCRS)
Interdisciplinar – José Maria Montserrat (Furg)
Química – Helio Gauze Bonacorso (UFSM)

– Destaque Especial ao Ano Internacional da Agricultura Familiar:
Vicente Celestino Pires Silveira (UFSM)

– Jovem Inovador: Ruhan Ávila Conceição (Ufpel)

– Pesquisador na Empresa: Daniel Pacheco Lacerda (Unisinos)

– Técnico Pesquisador: Juliane Lopes, Lilian Lidiane da Silva Monteiro e Rafael Motta (Senai Estância Velha)

– Pesquisador na Indústria: Fabrício Aulo Ogliari (Ufpel)

– Piá Empreendedor: João Pedro Goulart da Silva e Radharani Malheiros Mendes (Junior Achievement/RS)

Fonte: FAPERGS

Próximos Eventos