A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), vinculada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia – SICT, está com as inscrições abertas para a indicação de pesquisadores para o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2020.
As inscrições devem ser realizadas no período de 24 de julho a 23 de agosto de 2020, no endereço: http://www.premiopesquisadorgaucho.rs.gov.br/
O Prêmio Pesquisador Gaúcho 2020 celebra 10 anos de reconhecimento ao trabalho dos pesquisadores nas mais diversas áreas do conhecimento, destacando a importância do investimento em ciência, inovação e tecnologia como ferramentas para alavancar o desenvolvimento do Estado.
Com o tema que acompanha a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação – MCTIC: “Inteligência Artificial: a nova fronteira da Ciência Brasileira”, esta 10ª edição terá comemorações em um novo formato, em função da pandemia, mas mantendo o mesmo destaque em valorização à ciência que sempre norteou todos os eventos.
A décima edição acontecerá por transmissão nas redes sociais de 18 a 23 de outubro, com a programação a ser divulgada.
Para o diretor-presidente da FAPERGS, Odir Antônio Dellagostin, O Prêmio Pesquisador Gaúcho pode ser considerado o Oscar da ciência no nosso Estado. “Este é o evento anual que reconhece e premia os mais brilhantes profissionais que atuam na pesquisa científica, no desenvolvimento tecnológico e na inovação, tanto na academia quanto no setor produtivo privado. A FAPERGS se orgulha de poder fazer este reconhecimento e dar visibilidade ao valoroso trabalho desenvolvido por estes profissionais. A décima edição é um marco importante, pois representa a consolidação perante a comunidade científica e a sociedade em geral”, destacou Odir.
O evento on-line contará com a presença da academia, agentes do governo e empresários Serão agraciados pesquisadores destaques, que fizeram uma carreira brilhante na pesquisa científica, contribuindo significativamente nas seguintes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Humanas e Sociais; Engenharias; Física e Astronomia; Matemática, Estatística e Computação e Química.
O certame também contempla categorias em nível de graduação e do ambiente empresarial como: Jovem Pesquisador; Startup Inovadora e Pesquisador na Indústria.
Como tema desta décima edição, a distinção vai reconhecer uma pesquisa alusiva à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia definida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), “Inteligência Artificial: a nova fronteira da Ciência Brasileira”.
Confira as Categorias em disputa
Pesquisadores Destaques nas Áreas do Conhecimento
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências Humanas e Sociais
Ciências da Saúde
Engenharias
Física e Astronomia
Matemática, Estatística e Computação
Química..
Categorias em nível de graduação e do ambiente empresarial
Jovem Pesquisador
Startup Inovadora
Pesquisador na Indústria
Prêmio Especial Inteligência Artificial
Tema do evento: “Inteligência Artificial: a nova fronteira da Ciência Brasileira”
Fonte: FAPERGS