+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Fapepi participa de reunião regional da SBPC

Aconteceu em São Raimundo Nonato à reunião regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o evento que conta com a participação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), disponibiliza palestras, minicursos e mesas redondas sobre diferentes áreas do conhecimento e é realizado no campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

A cerimônia de abertura, realizada na última quarta-feira, aconteceu no auditório da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham) e contou com a presença da presidente da fundação, professora Niéde Guidon, que destacou as descobertas sobre o “desenvolvimento técnico e cultural dos povos antigos que tornaram o Parque Nacional da Serra da Capivara um patrimônio que necessita de preservação”.

O diretor técnico-científico da Fapepi, Albemerc Moura, aproveitou a oportunidade para divulgar a possibilidade de novos encontros através dos editais da Fundação.

“É muito importante para nós, da Fapepi, estarmos participando de um evento como este, que discute a nossa região. Aproveito para fazer um convite, sabendo o quão significativo é um encontro como este, para que os pesquisadores submetam suas propostas nos editais disponibilizados pela Fapepi e, dessa forma, poderemos auxiliar de forma direta esse tipo de troca de experiências”.

Diversas atividades, que acontecem durante toda a reunião, demonstram a preocupação das mais diferentes instituições envolvidas no evento com a necessidade de novas e mais eficazes políticas públicas para preservação do Parque Nacional Serra da Capivara. A presidente da SBPC, Helena Nader, falou sobre as propostas que devem ser apresentadas com o intuito de modificar a realidade do local.

“Nós viemos até aqui para montar um grupo de trabalho dentro da SBPC e construir propostas que sejam articuladas junto à sociedade civil e que venham a resultar no melhor aproveitamento do Parque Nacional Serra da Capivara. Atualmente a administração do parque é ligada apenas ao Ministério do Meio Ambiente, que evidentemente é uma parte do processo, porém, entendemos que um local com essa importância passa por uma construção interdisciplinar e interministerial e deve envolver, apenas como exemplo, os ministérios da Cultura, da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Transporte, do Turismo, e da Educação”.

No evento, entre as palestras e cursos ofertados, temas como Ecoalfabetização e o Efeito das Drogas no Sistema Nervoso estão sendo abordados, além da apresentação de experimentos científicos e a exposição de um planetário.

O reitor da Uespi, professor Nouga Cardoso, aproveitou a oportunidade para agradecer a escolha da instituição como sede da reunião regional.

“Fico honrado com a escolha da Uespi para sediar este evento tão importante, agradeço aos representantes da SBPC e aos alunos que viabilizaram essa reunião. Aproximar a sociedade do saber cientifico é sem dúvida o que temos de mais importante neste encontro”.

A conselheira da Fumdham e beneficiária do programa de Desenvolvimento Científico Regional da Fapepi, Rute Maria Gonçalves, comentou sobre a importância do evento.

“Estamos fazendo um grande evento voltado à ciência e que conta com a parceria de várias instituições para homenagear e chamar a atenção para essa região de São Raimundo Nonato e, de forma mais específica, a Serra da Capivara”.

Durante o encontro os participantes acompanham apresentações culturais e atividades para crianças com o objetivo de despertar o interesse pela ciência.

O presidente da SBPC, no Piauí, Williame Carvalho, ressaltou as articulações estabelecidas para que uma nova reunião seja realizada no Piauí. “Ficamos extremamente satisfeitos com o evento sendo realizado aqui em São Raimundo e nos preparamos para futuramente articular uma reunião da SBPC na cidade de Parnaíba”.

Fonte: Fapepi

Próximos Eventos