Giro nos Estados

Fapepi lançará edital para professores doutores

Com o objetivo de fortalecer e incentivar o incremento das pesquisas no Piauí, o Governo do Estado, através da Fundação de Apoio e Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), realizará a chamada para seleção dos programas Primeiros Projetos (PPP) e Apoio a Núcleos Emergentes (Pronem), a serem implantados no início de 2014.

Até o fim de fevereiro, a Fapepi lançará os editais para selecionar os projetos beneficiados pelos dois programas. Pela primeira vez, o Piauí inscreve para o Programa de Apoio a Núcleos Emergentes, que visa financiar a execução de projetos de grupos emergentes e também consolidar as linhas de pesquisa prioritárias, induzindo à formação de novos núcleos de excelência no Estado e valorizando pesquisadores com larga experiência no desenvolvimento de projetos locais.

Já o edital do Programa Primeiros Projetos tem como objetivo atrair e motivar jovens cientistas e pesquisadores, através do apoio ao desenvolvimento de projetos inovadores, gerando suporte à fixação desses jovens e à nucleação de novos grupos de pesquisa.

Estão previstos ainda o lançamento de edital em acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para bolsas de mestrado e doutorado, sendo 40 para mestrado e 20 para doutorado.

Resultados

A Fapepi também estará divulgando agora em fevereiro, o resultado da seleção do Programa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR). O objetivo do programa é fixar e estimular recursos humanos com experiência em ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento de pesquisa no estado, evidenciando ainda a diminuição das desigualdades em todas as regiões do Brasil. A bolsa tem prazo de vigência de 36 meses, a chamada é realizada em parceria com o CNPq.

De acordo com Hermes Castelo Branco, diretor técnico Científico da Fapepi, uma das grandes metas da fundação é envolver o maior número de pessoas e instituições no desenvolvimento da pesquisa no Piauí. “O nosso objetivo é aumentar cada vez mais o número de pesquisadores e instituições envolvidos no desenvolvimento de pesquisas, fomentando cada vez mais o desenvolvimento do estado”, afirma o diretor.

Fonte: FAPEPI

Próximos Eventos